Valdomiro Sousa e Deam Silva defendem uma gestão compartilhada para Ufopa



Os professores doutores Valdomiro Sousa e Deam Silva protocoloram nesta sexta-feira, 27, a candidatura para concorrer à eleição direta à reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Com a chapa "Por uma Ufopa Compartilhada", os candidatos objetivam implementar uma gestão colegiada em todas as esferas da Universidade. O ato da inscrição contou com a participação de vários apoiadores, mostrando a força da dupla de doutores em ciência social e engenharia elétrica.

A proposta, de acordo com Valdomiro e Deam, está orientada pelo interesse coletivo, pela decisão de colocar o espirito público acima do interesse individual e de grupos econômicos e políticos: ”Um programa é composto por várias propostas, o nosso foco é transformar a Ufopa em uma universidade mais ágil através da capacitação, uso estratégico de tecnologias e de inovação científica, sempre buscando maior integração e humanização dos serviços executados por seus servidores, com ações que possam refletir bem, dentre várias: o diálogo, a compressão, o compromisso, a seriedade, a sensibilidade e a transparência de seus atos”, afirmou o candidato a reitor.


Valdomiro Sousa, 53, é doutor em Ciências com ênfase em desenvolvimento socioambiental, foi pró-reitor de gestão estudantil por dois anos na Ufopa. É autor do livro Campesinato na Amazônia, publicado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e também pesquisador sobre Acumulação de Capital na Economia do Setor Mineral e Geração de Trabalho Formal. Fora da vida acadêmica foi administrador da Cáritas Brasileira nos Estados do Pará e Amapá por 9 anos e ainda foi coordenador estadual do programa Arcas das Letras.


O candidato a vice Deam Silva, 46, doutor em Engenharia Elétrica – Aplicações Computacionais no PPGEE. Foi coordenador do Centro de Tecnologia de informação e comunicação – CTIC da Ufopa, onde deu uma nova estrutura organizacional para o Núcleo. Quando Santarém atendia pela sigla UFPA, coordenou o curso de bacharelado de Sistemas de Informação. Implantou a Assessoria de Informática do Campus, para melhorar e disponibilizar os serviços de TI para toda a comunidade acadêmica. Tem 22 anos de experiência no magistério superior.

O período de campanha eleitoral inicia dia 06 de novembro. A chapa terá 29 dias para defender o programa de gestão proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural