Postagens

Mostrando postagens de Março 19, 2013

"Achados e perdidos"

A Polícia Civil do Pará implantará, até o final deste mês, um serviço eletrônico que irá permitir ao usuário saber se um documento de identidade perdido foi encontrado. É o "Achados e Perdidos Eletrônico". Trata-se de mais um sistema digital desenvolvido pela Diretoria de Informática da Polícia Civil que será colocado à disposição da população, via internet, no site da instituição (www.policiacivil.pa.gov.br).
O serviço foi idealizado por causa da demanda de documentos pessoais que são achados e entregues quase que diariamente ao Instituto de Identificação.
Segundo o diretor de Identificação da Polícia Civil, o papiloscopista Ricardo Paula, o novo serviço possibilitará que a população possa verificar pela internet se a carteira de identidade perdida foi encontrada e se o documento foi entregue ao Instituto de Identificação da Polícia Civil.
Informações DOL

Semtur oferece cursos gratuitos

Santarém foi contemplada com o Projeto Qualificação Profissional e Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo-PEQTur do Pará. O Programa tem como objetivo desenvolver ações de qualificação profissional capazes de possibilitar melhorias no setor turístico no Pará, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local.
Quatorze cursos estão disponíveis. A meta é capacitar 285 agentes que atuam no setor turístico. Os cursos ajudarão a aprimorar a qualidade na prestação de serviços em vários segmentos turísticos de Santarém. As inscrições serão feitas no setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo-SEMTUR (Av. Rui Barbosa, com Inácio Corrêa), de 08h às 14h. Serão ofertados os seguintes cursos:
- Condutor de Turismo;
- Gestão para Pequenos Negócios Turísticos;
- Garçom; Camareira, Cozinha Regional;
- Elaboração de Projetos e Capitação de Recursos;
- Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos;
- Inglês Instrumen…

Escolas devem definir calendário de férias durante a Copa

Da Agência Brasil
Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que os sistemas do país ajustem o calendário de aula durante o período do evento, especialmente nos locais que vão sediar os jogos. A decisão foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União (DOU).
O MEC entende que a Lei Geral da Copa (12.663/2012) não pode se sobrepor à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). A Lei Geral da Copa estabelece que os sistemas de ensino ajustem os calendários escolares de forma que as férias escolares das redes pública e privada abranjam todo o período da Copa, de 12 de junho a 13 de julho do próximo ano. Já a LDB define que o calendário escolar seja adequado às peculiaridades locais e que devem ser cumpridos, no mínimo, 200 dias letivos.
As férias escolares do primeiro semestre letivo têm duração de uma a duas semanas. De acordo com a presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), professora Amábile Pa…