Postagens

Mostrando postagens de Abril 25, 2011

Bolsa Família: Identidade para crianças poderá ser condição para receber o benefício.

Imagem
[caption id="attachment_4421" align="alignright" width="150" caption="Foto: Leonardo Prado"][/caption]

A Câmara analisa o Projeto de Lei 279/11, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que condiciona o pagamento do Bolsa Família à apresentação de carteira de identidade para crianças a partir de seis anos. A proposta altera a Lei 10.836/04, que criou o programa.
Hoje, para ter direito ao benefício, as famílias devem realizar o acompanhamento nutricional e de saúde (vacinação) dos estudantes, garantir a frequência escolar mínima de 85% e fazer o exame pré-natal de seus filhos.
Segundo a autora, a proposta ajuda a erradicar o sub-registro de nascimentos e a promover a identificação precoce da criança para evitar desaparecimentos. “A identificação vai facilitar a localização das crianças desaparecidas e inibir os crimes relacionados ao desaparecimento”, argumenta.
Proposta idêntica (PL 7996/10) havia sido apresentada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (…

Mapiri: Situação caótica.

Imagem
O vereador Henderson Pinto (DEM), relatou na Tribuna o caos em que se encontra o bairro Mapiri. Segundo ele, a situação vista no último domingo, foi de calamidade e descaso por parte do governo municipal.
“Infelizmente o descaso do governo municipal, em relação às obras do PAC, tem causado prejuízos incalculáveis nos bairros Mapiri e Uruará, os problemas se agravam por conta de obras mal feitas, pelo descaso, não podemos simplesmente ver a situação ocorrer e ficar parado” define.
Henderson Pinto assegura que vai reunir com os moradores do bairro Mapiri, para que uma posição seja tomada na busca do solução do problema, que resulta no alagamento de todo o bairro, deixando os moradores em situação de calamidade publica.
O parlamentar elogiou o trabalho da defesa civil do município, mas observa que mesmo com o empenho dos integrantes da instituição, fica difícil dar assistência completa, dada a gravidade do problema. (Ascom/CMS)



[caption id="attachment_4416" align="…

Educandário santareno completa 50 anos.

Imagem
A Escola Estadual Madre Imaculada completou no último dia 23 de Abril 50 anos de fundação. Uma caminhada deu início à programação em comemoração ao  seu aniversário. A instituição  foi fundada dia 23 de abril de 1961 com objetivo de erradicar o analfabetismo em Santarém. Atualmente vive momento de constantes conquistas: prédio reformado - depois de muita pressão por parte de direção, professores, alunos e comunidade escolar - aumento do IDEB, gestor escolhido democraticamente, implantação de projetos federais no ambiente escolar (Proinfantil, Mais educação) entre outras. As festividades serão encerradas com uma seresta no dia 30 de abril.

Educação: Música é um de sete novos conteúdos obrigatórios nas escolas.

ÚltimoSegundo
Nos últimos quatro anos foram acrescentados ao currículo da educação básica mais sete conteúdos obrigatórios. Em 2007, uma lei introduziu direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida, em 2008, entrou história e cultura afro-brasileira e indígena. Logo depois, vieram filosofia e sociologia – estas como disciplinas para o ensino médio – e, ainda naquele ano, música. Em 2010, uma emenda somou artes regionais e um decreto estabeleceu educação financeira.
Para cada novo componente foi dado um prazo de adaptação válido para escolas públicas e privadas. A obrigatoriedade do ensino de música começa no próximo mês de agosto, mas o Ministério da Educação (MEC) criou apenas este mês um Grupo de Trabalho para estabelecer a metodologia de implantação do conteúdo. Enquanto isso, algumas redes contrataram profissionais, outras investiram em projetos fora do horário de aula e a maioria ainda não se adaptou.
Pela lei, não é necessária uma disciplina para música, mas apen…

Pará: Sespa lança campanha de combate à hipertensão arterial.

De 25 a 29 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estará realizando uma grande campanha em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril.
Segundo a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Sespa, Zandra Mota, além de desenvolver atividades educativas para divulgar as medidas preventivas contra a doença, o objetivo da campanha é fazer a busca ativa,em todos os municípios paraenses, de pessoas que têm hipertensão arterial e não sabem.
Para a execução da campanha, a Sespa está trabalhando em conjunto com as Regionais e Secretarias Municipais de Saúde, mobilizando postos, unidades de saúde e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF)
O lançamento oficial da Campanha será no dia 26 de abril, no Nível Central da Sespa, onde haverá distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, altura, índice de massa corpórea (IMC) …