Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 16, 2014

FNDE oferece capacitação sobre prestação de contas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) volta a oferecer, a partir do dia 23, em Brasília, oficinas de capacitação presencial sobre prestação de contas. O intuito é esclarecer dúvidas dos agentes responsáveis pela inclusão de dados no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do FNDE, para evitar possíveis bloqueios de recursos por conta de erros no processo.
Fonte: FNDE
Podem participar técnicos e gestores municipais ou estaduais cadastrados como usuários ativos no SiGPC. Para se inscrever, basta encaminhar email para  capacitacoes.sigpc@fnde.gov.br com a ficha de inscrição preenchida. Após o envio, o FNDE entrará em contato com os interessados para confirmar data e horário do curso – a capacitação é realizada em um dia.
As oficinas presenciais de capacitação sobre prestação de contas online tiveram início em outubro do ano passado. Até o fim de 2013, mais de 190 técnicos estaduais e municipais participaram dos cursos no FNDE.

Em favor do rio Tapajós

Uma petição pública solicita a realização imediata de pesquisa de campo, por cientistas das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com recursos do governo do Estado e empenho das prefeituras de Santarém, Belterra, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso, no sentido de investigar se há contaminação das águas do rio Tapajós, decorrente das atividades garimpeiras e de mineração industrial. A equipe de pesquisadores deverá ser integrada somente por cientistas da área acadêmica que não tenham - nem no passado - vínculo com empresas mineradoras ou atividade de garimpagem no Tapajós ou em qualquer outro lugar. O documento é dirigido ao governador do Estado, Simão Jatene; ao governador em exercício, Helenilson Pontes; ao secretário de Meio Ambiente, José Colares; ao Reitor da UFPA, Carlos Maneschy; à Reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro; às prefeitas de Belterra, Dilma Serrão; e de Itaituba, Eliene Nunes; e aos prefeitos de Santarém, Alexandre…

Deputado cobra providências para conclusão de obra

Imagem
Em reunião com o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antonio Braga, o deputado Nélio Aguiar (DEM) cobrou providências para a conclusão das obras de abastecimento de água em Itaituba.
A obra se encontra paralisada pela segunda vez devido o pedido de recuperação judicial da empresa responsável pelo empreendimento.
Com informações da Assessoria Parlamentar

Concurso Ufopa: Resultado deve sair amanhã, 17

O resultado final do concurso de Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA),  de acordo com previsões da  Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp),  deverá ser divulgado amanhã.
As provas foram realizadas em dezembro de 2013. O certame ofereceu um total de 160 vagas para atuação nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná.

Pedido de impeachment é arquivado

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), arquivou o pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney. O requerimento havia sido protocolado na terça-feira (14) por sete advogados e um bacharel de direito que pediam a saída de Roseana por não garantir direitos e garantias individuais dos presos maranhenses, sobretudo dos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. (ABr)

Beneficiários do bolsa família devem comunicar mudança de escola

Imagem
[caption id="attachment_15256" align="aligncenter" width="300"] Foto divulgação[/caption]
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) cujos filhos irão trocar de escola em 2014 devem comunicar a mudança ao setor responsável pelo programa no Município. A medida vale para alunos entre 6 e 17 anos de idade.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é importante que o beneficiário, ao comunicar a mudança de escola do filho no Cras, solicite que a informação também seja repassada para a área de Educação da prefeitura.

Informações daCNM

População terá acesso a medicamentos mais baratos

Imagem
Foto ilustração
Novos critérios para prescrição de medicamentos similares foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A partir da nova proposta, medicamentos similares deverão conter em suas embalagens o símbolo "EQ", de equivalente, e o preço dos produtos será revisado. O consumidor também vai pode usar a mesma prescrição médica de medicamento de referência para adquirir genérico ou similar, já que as dois tipos de medicamentos passarão pelos mesmos testes de quivalência. As propostas para medicamentos similares ficam em consulta pública durante 30 dias e, depois deste período, serão publicadas. "Damos agora um passo importante ao criarmos esse categoria dos medicamentos similares. Ao final de 2014, nenhum medicamento que não tenha passado por testes que genéricos passam terá sua licença renovada", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Prise/Prosel: Uepa se prepara para divulgar as notas das Redações

Informações da Agência Pará
Amanhã,17, a Universidade Estadual do Pará (Uepa) irá divulgar as notas das redações dos  11.848 candidatos que participaram da terceira e última etapa dos Processos Seletivos 2014 – Prise e Prosel.
As notas estão em fase final de processamento e serão disponibilizadas pela instituição no endereço eletrônico: http://www.prodepa.psi.br/uepa/vest/seletivo/.
Os candidatos que quiserem obter a cópia das redações corrigidas devem comparecer à Universidade no dia 20, próxima segunda-feira.
Mais Detalhes:Uepa se prepara para divulgar as notas das Redações

Parazão 2014: Contrato assinado

Ontem , 15, em um coquetel na sede campestre da Assembleia Paraense, em Belém,   a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e Federação Paraense de Futebol (FPF) assinaram contrato para a transmissão do Parazão 2014.
O convênio, que garante a captação de imagens e transmissão exclusiva dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol, repassa à FPF o total de R$ 2.956.800,00.

Lei que institui o PCCR de servidores do Detran é publicada no Diário Oficial

O governo do Estado publicou no Diário Oficial dessa quarta-feira (15) a lei que coloca em vigor o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). (AP)

Escolas públicas devem receber livros didáticos até fevereiro

Imagem
foto/ilustração

Foto Ilustrativa
Até o dia 10 de fevereiro, as escolas públicas devem receber os livros didáticos. As obras já começaram a ser distribuídas e, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), 57% foram entregues.
Para este ano, há uma novidade no material: os objetos educacionais digitais. São jogos, vídeos e outros recursos disponibilizados em DVDs, que poderão ser livremente copiados pelos estudantes. Além disso, as ferramentas estarão disponíveis na internet, podendo ser acessadas por qualquer pessoa. Segundo o FNDE, 45% dos livros têm materiais digitais. (R7)

Eleições 2014: Candidatos devem estar quites com a Justiça Eleitoral

No dia 5 de outubro, os mais de 141 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para eleger seus representantes para os próximos quatro anos nos cargos de presidente da República, governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital. Para participar da disputa, os cidadãos filiados a partidos políticos devem requerer seu registro de candidatura até às 19h do dia 5 de julho, estar com o título de eleitor regularizado e quites com a Justiça Eleitoral (JE). A quitação eleitoral é um dos requisitos para a concessão do registro aos candidatos.