Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2013

Posse do novo presidente da ABL

Imagem
Toma posse no próximo dia 19, o poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e crítico literário pernambucano, Geraldo Holanda Cavalcanti (foto). Ele foi eleito, no último dia 2, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o exercício de 2014.
Holanda substituirá a escritora Ana Maria Machado, que dirigiu a Academia nas duas últimas gestões.

OAB divulga gabarito da primeira fase do XII Exame de Ordem

No G1
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou na noite deste domingo (15) o gabarito oficial da prova objetiva (primeira fase) do XII Exame de Ordem Unificado.
Os aprovados farão a segunda etapa (prova prático-profissional) no dia 9 de fevereiro de 2014.
Este é o primeiro exame realizado com a regra da “repescagem”. A nova regra permite que o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte do exame.
Leia Mais: OAB divulga gabarito da primeira fase do XII Exame de Ordem

Vestibular Uepa: Listão sai em Janeiro

Será divulgada no dia 17 de janeiro de 2014 a nota da Redação feita nos exames deste domingo, 15, pelos candidatos a uma vaga na Universidade do Estado do Pará (Uepa). É esta a grande novidade da terceira e última etapa da seleção, que incluiu, ainda, 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira.
O certame foi executado em 25 municípios do Estado. Dos 13.042 aptos a fazer a terceira etapa dos exames, 1.194 candidatos faltaram à prova.
A Uepa oferta 3.106 vagas em 24 cursos de graduação.
Informações da AP

Educação e direitos humanos no PA

Imagem
Foto: Alzyr Quaresma
Entrevista publicada no Diário do Pará(DOL)
Como avançar na conquista dos direitos humanos em um Estado que exibe índices pífios no que diz respeito à educação? Reverter esses índices e ajudar a forma cidadãos plenos de direitos é o desafio que se impõe a autoridades, educadores, pais, alunos e todos os que sonham com um Estado melhor. Professora da rede pública de ensino, vice-presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e coordenadora regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Elisety Veiga expõe nessa entrevista às repórteres Iaci Gomes e Rita Soares o tamanho do desafio a ser enfrentado e apela por ações mais urgentes e efetivas.
P: Qual a relação entre direitos humanos e educação?
R:  A questão da educação vem desde a origem da declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração já versava, em 1952, sobre os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Quando se fala de direitos sociais, isso envolve direito à…