Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2013

Dengue: Sespa divulga o 9º informe epidemiológico

Imagem
[caption id="attachment_18326" align="alignleft" width="240"] Foto/Ilustação[/caption]
A SESPA - Secretaria de Estado de Saúde Pública- divulgou ontem (16) o nono informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará.
Até o momento , foram notificados 11.992 casos da doença, dos quais 4.629 foram confirmados, com a seguinte classificação: 4.597 de dengue clássica, 15 de dengue com complicação, cinco de febre hemorrágica da dengue e 12 de síndrome do choque da dengue.
Dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue indicam que os municípios com maior número de notificações são Santarém (1.567), Belém (917), Parauapebas (551), Marabá (396), Oriximiná (362) e Juruti (315). A maioria dos casos confirmados está em Santarém (719), Parauapebas (335), Oriximiná (327), Juruti (292) e Belém (252).
Mais Detalhes: Informe da Sespa mostra redução nos casos confirmados de dengue no Pará

Casamento Gay: CNBB critica decisão do CNJ

Da Agência Brasil
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticou ontem (16) a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orienta os cartórios a não recusar a celebração de casamento civil de pessoas do mesmo sexo ou de negar a conversão de união estável de homossexuais em casamento.
Veja Também:<Travestis e transexuais paraenses já podem usar o nome social>

Em nota, a CNBB disse que considera que as uniões de pessoas do mesmo sexo “não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família”. A conferência defende o “matrimônio natural entre homem e mulher bem como a família monogâmica” como princípio inquestionável.
Leia Mais

Enem como porta de entrada na UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) anuncia que manterá a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a única via de ingresso à Universidade no próximo processo seletivo, o de 2014.
O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN), Prof. Dr. José de Oliveira Aquino.

Prefeitura quer o fim da greve de ônibus

Imagem
[caption id="attachment_17669" align="alignleft" width="120"] Von[/caption]
O prefeito Alexandre Von se pronunciou, nesta quinta-feira (16), sobre a greve dos motoristas e cobradores de ônibus, iniciada na última segunda-feira (13), e disse que não vai levar em conta a pressão feita pelos empresários para aumentar a tarifa de ônibus em Santarém.
O prefeito afirmou que respeita a greve, mas a prioridade é o fim do movimento grevista, por meio de acerto entre empresários e trabalhadores. Alexandre Von foi categórico ao dizer que vai cobrar quase R$ 9 milhões que as empresas devem à Prefeitura num acumulado desde 2008, ano em que os empresários deixaram de repassar o Imposto Sobre Serviço (ISS), ao governo municipal. “É preciso que as empresas [de ônibus] paguem o ISS, assumam o compromisso de modernização da frota, inclusive adaptando a acessibilidade. Do nosso lado [Prefeitura], é preciso que melhore as condições de tráfego da cidade, e que haja o compromiss…

Novos municípios

Imagem
Por: Ronaldo Campos (*)

[caption id="attachment_15003" align="alignleft" width="90"] Ronaldo Campos[/caption]
Início do mês foi aprovado no plenário da Câmara Federal, pedido de urgência ao projeto de Lei Complementar (416-08) estabelecendo normas a criação, corporação e desmembramentos de municípios, onde 806 vilas e distritos espalhados pelo país, com população superior a 10 mil habitantes, estão na fila aguardando emancipação. No Pará, são previstos 35, sendo um desmembrado de Santarém, o de Lago Grande do Curuai. Havendo interesse político da representação dos estados no Congresso, o que deve haver, a Lei será aprovada com eleições em 2016 para elegerem o primeiro prefeito e vereadores. Se acontecer, o que é dado como certo, com a retirada dos votos da região a ser desmembrada, dificilmente vai haver, eleição em 2 turnos para prefeito em Santarém.
(*) Colunista do Portal na Hora