Postagens

Mostrando postagens de Maio 3, 2011

Cai a taxa de desigualdade no Brasil.

No G1
A taxa de desigualdade no Brasil caiu à mínima histórica no final de 2010, segundo estudo divulgado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV) nesta terça-feira (3). Em oito anos - de dezembro de 2002 a dezembro de 2010 -, o país conseguiu reduzir a pobreza em 50,64%, de acordo com a pesquisa “Desigualdade de Renda da Década”.
“Em 8 anos, no governo Lula, foi feito o que era previsto para 25 anos, de acordo com a Meta do Milênio da Organização das Nações Unidas, que era reduzir a pobreza em 50% de 1990 até 2015”, ressaltou o economista Marcelo Neri, coordenador do CPS/FGV. “E, desde o Plano Real, a pobreza caiu 67,3% no Brasil. Um feito notável comparado com outros países”, complementou.
A taxa de desigualdade, medida pelo índice de Gini, ficou em 0,5304 em 2010, a menor desde 1960, quando começou a pesquisa. Quanto mais perto de 1, mais desigual é o país. “Os principais motivos para isso foram, principalmente, a educação e, em menor parte, o…

Alter do Chão sem água por mais de 30 dias.

Imagem
O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna denunciou que a vila balneária de Alter do Chão, está sem o fornecimento d’água há mais de 30 dias.
Valdir relata que o micro sistema não está funcionando, houve problema na bomba, a comunidade tentou retirar a bomba não conseguiu, pediu ajuda da prefeitura e esta da Cosanpa, “a solução agora é cavar quatro metros na lateral do poço, para poder retirar a bomba, fazer a manutenção, para que ela seja recolocada em seu devido lugar”, define.
O parlamentar disse que está empenhado em resolver o problema, já conversou em dois momentos com o secretário municipal da Seminf, Inácio Corrêa, com o diretor da Cosanpa Silvio Neto, “para que a gente possa ter o problema do micro sistema resolvido na vila de Alter do Chão”, contata.
CMS

Saúde: Higiene Bucal

Imagem
Um dos cuidados básicos para a manutenção da saúde bucal de seu filho é a criação do hábito de higiene bucal. Isso significa a limpeza dos dentes, gengiva e cavidade bucal. O vilão é a placa bacteriana. A Dra Mariella Ramalheiros (foto) aponta 10 dicaspara que os pais possam manter uma boa higiene bucal nos seus filhos.
1- ESCOVAR OS DENTES 3 VEZES POR DIA
2- COMER VERDURAS
3- COMER FRUTAS
4- USAR O FIO DENTAL
5- USAR PASTA DE DENTE OU GEL DENTAL
6- FAZER BOCHECHOS COM FLÚOR
7- NÃO INGERIR REFRIGERANTES TODOS OS DIAS
8- NÃO COMER DIARIAMENTE BISCOITO RECHEADOS
9- USA ESCOVAS DE CERDAS MACIAS
10.  TROQUE SUA ESCOVA A CADA 3 MESES

Educação: Abertas inscrições para cursos de licenciatura presenciais

Imagem
MEC



[caption id="attachment_4608" align="alignleft" width="300" caption="Foto: Tereza Sobreira)"][/caption]
Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar, no período de 2 a 22 de maio de 2011, as pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial).
O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009.
O objetivo principal do Parfor Presencial é garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica, exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
Os cursos …

Novas hidrelétricas na Amazônia.

Imagem
[caption id="attachment_4603" align="alignright" width="378" caption="Foto: (Clóvis Miranda )"][/caption]
Cinco bacias hidrográficas localizadas no Estado do Amazonas estão sendo inventariadas pelo governo federal para que seja avaliada a possibilidade de construção de hidrelétricas, a exemplo de Belo Monte, no Pará: bacia do rio Negro, no Norte do Estado, Bacia do Sucunduri, Bacia do Acari e Bacia do Aripuanã, as três últimas na região do município de Apuí, a 455m28 quilômetros de Manaus, e Bacia do Jatapu.
Somente nas últimas três bacias, há nove unidades de conservação estaduais e pelo menos cinco federais de diferentes modalidades. Uma delas é a Floresta Estadual de Sucunduri.
Os estudos do potencial energética destas bacias integram o chamado PAC 5 e PAC Energia, mas os detalhes ainda são pouco conhecidos e o governo federal não fez a divulgação oficial do planejamento.