Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 27, 2011

Feriados irão gerar prejuízo de R$ 14,7 bilhões por dia.

A farra dos feriados (publicado nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União) , que em sua maioria cairão em sextas e terças-feiras, pode custar caro aos cofres públicos. Pelo menos é o que afirma o professor de economia da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e diretor do Sindicato dos Economistas do Estado, Hélio Mairata. O economista calcula uma perda de quase R$ 14,7 bilhões por dia para a economia do Brasil. Serão oito feriados, além de oito dias em que será declarado ponto facultativo nas repartições públicas federais (a “folhinha” será engrossada pelo feriado estadual em que se comemora a adesão da então província do Grão-Pará à Independência do Brasil. Quem mora Belém terá ainda o dia 8 de dezembro para um descanso do trabalho.)

Pronatec reabre inscrições

O período de inscrição e matrícula para os 207 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertados pelo do Instituto Federal do Pará (IFPA)foi reaberto para o preenchimento de vagas remanescentes. Quem está no cadastro de reserva ou não chegou a fazer sua inscrição pode acessar uma vaga até a próxima quinta-feira (29).
As vagas remanescentes de seleção para os cursos técnicos são destinadas a estudantes da Rede Pública de Ensino. Quem mora na Região Metropolitana de Belém (RMB) deve dirigir-se à sede do Instituto Federal do Pará (IFPA) para fazer inscrição e matrícula. Quem mora no interior do estado, deve procurar as Unidades Regionais de Ensino (URE's) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os campi do IFPA.
Os cursos técnicos são das mais diversas áreas, passando por alimentação, construção e informática. Entre eles estão os cursos de desenhista da construção civil, administrador de banco de dados, auxiliar de fiscalização ambiental, cuid…

China: Do rural ao urbano

Imagem
[caption id="attachment_10653" align="alignleft" width="300" caption="Pequim"][/caption]
A China, um país predominantemente rural durante seus quatro milênios de história, vive um momento inédito em 2011, ano no qual pela primeira vez os moradores das cidades superarão os do campo, uma grande mudança que terá consequências sociais, econômicas e até culturais no país mais populoso do mundo. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão matematicamente, usando os dados do último censo nacional, realizado em 2010; que indicou que 50,32% dos chineses moravam no campo e 49,68% nas cidades. Mas, considerando que a urbanização do país cresce com uma média anual entre 0,8% e 1%, calcula-se que a população urbana um ano depois está entre 674 e 676 milhões, e a rural entre 671 e 672 milhões, o que revela, pela primeira vez, uma mudança na composição da sociedade desse país.
Leia matéria completa: Após 4 mil anos, população urbana superará rural na China

Detran não terá atendimento na sexta (30)

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará(Detran/PA) informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira, 30, em razão do não-funcionamento dos bancos neste dia. O site do Detran também estará indisponível na sexta, 30, para evitar que sejam emitidos boletos com esta data, que não poderiam ser pagos no mesmo dia na rede bancária. O expediente no Detran na sexta será apenas interno. O período de recesso no Detran será de 2 a 4 de janeiro de 2012, para ajustes necessários no sistema de informática para o exercício 2012. Todos os serviços, inclusive do site, ficarão inativos. O retorno ocorrerá a 5 de janeiro.
Agência Pará