Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2014

Prêmio Fiepa de Jornalismo 2014: Blogueiros indicados

Os leitores podem conferir, neste link, os blogueiros, das diversas regiões do Pará,  indicados ao  prêmio  Fiepa de Jornalismo 2014. (categoria blogueiros)
Esta é a 2ª edição do evento. Na anterior, a blogueira oriximinaense residente em Belém, Franssinete Florenzano, foi a vencedora da categoria.
Nesta nova edição, uma novidade: Agora a disputa pelo voto on line, que acontecia em 3 fases se dará em apenas uma. Após a indicação, uma comissão de seleção - formada por profissionais do mercado, como jornalistas, assessores de imprensa, publicitários, a academia e representantes da indústria - escolherá cinco profissionais por categoria. Estes cinco finalistas concorrerão ao prêmio através de voto popular aberto na internet - na página do evento-  no período de 27 de outubro a 27 de novembro.
De Santarém foram indicados 5 blogs: Blog do Jeso, Quarto Poder, O Mocorongo, Blog do Alailson Muniz e  o Blog do Prof. Sidnei Rocha.
Os vencedores serão anunciados no dia 04 de dezembro, em Belém, na…

Candidatos podem acessar cartão de confirmação do Enem a partir do dia 27

A partir da próxima segunda-feira (27), os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis na página do exame na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 cidades, nos dias 8 e 9 de novembro. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Mais detalhes:  Enem 2014: Candidatos podem acessar cartão de confirmação a partir da próxima segunda (27)

Divergência em relação ao acordo ortográfico

Imagem
Em debate nesta terça-feira (21) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o gramático Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), defendeu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, enquanto Ernani Pimentel, presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa, cobrou maior simplificação gramatical.
As regras do acordo já são adotadas no país, por exemplo por editoras, mas só serão obrigatórias a partir de 2016. Pimentel, no entanto, é contra as mudanças, argumentando que não houve diálogo com a sociedade e com quem atua na área.
Ele lidera movimento para adoção de critério fonético na ortografia, ou seja, a escrita das palavras orientada pela forma como se fala. Por esse critério, a palavra "chave", por exemplo, seria escrita com x (xave), sem preocupação em considerar a etimologia.
– O ensino baseado na etimologia, na pseudoetimologia, é dos séculos que se foram. Podemos agora discutir formas mais objetivas e racionais – diz Pimentel,…