Postagens

Mostrando postagens de Julho 16, 2011

Até caminhando penso no Estado do Tapajós!

Paulo Paixão.
Meu relógio de pulso estava programado e me acordou às cinco e meia da manhã. Levantei, orei, tomei um banho e me preparei para caminhar ao longo da calçada do bosque de Belém.
De calção, camiseta e tênis, liguei meu velho fiat UNO e dirigi pelas ruas quase desertas da capital, constatando que o céu estava lactescente pela luminescência da lua cheia, redonda, como um prato, deslumbrando quem se acordasse àquela hora.
Depois de algum tempo, passei em frente ao hangar de convenções e contemplei mais uma vez o luar cor de prata, por entre os galhos mais altos da centenária samaumeira e me arrependi de não ter uma máquina fotográfica para efetuar tal registro de cenário tão belo.
Deixei o Uno bem agasalhado no estacionamento da 25 Setembro, lá onde a PMB fixou aparelhos de ginástica, onde, normalmente são os idosos que realizam seus exercícios físicos (os jovens acordam tarde e preferem as academias). Pois bem, fiz meu necessário alongamento e iniciei minha caminhada... Naquela …

Inauguração da sede do ICPET (Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós)

Está definida a data de inauguração da sede do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós na Av. Mendonça Furtado, 2538. Será no dia 23/7,as 17h. Várias lideranças dos 27 municípios estarão presentes e você também é convidado.
O ICPET tem como finalidade, agregar todos os orgãos e entidades que lutam em prol do Estado do Tapajos, assim como gremios estudantis, igrejas e profissionais de diversos segmentos que militam voluntariamente por uma causa tão nobre.
Informações: (93) 9134-5178

Paraenses endividados.

Sete a cada dez paraenses que têm renda começaram o segundo semestre deste ano endividados. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) feita pela Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), durante os seis primeiros meses deste ano, 75% dos paraenses economicamente ativos têm algum tipo de conta a pagar.
Esse número é 13 pontos percentuais maior do que o grau de comprometimento com as dívidas apurado no mesmo período do ano passado, quando o indicador registrava 62% de
paraenses argolados.
Segundo explica a assessora econômica da Fecomércio, Lucia Cristina de Andrade, a média de consumidores do Estado que expressaram não possuir condições de pagar suas dívidas, no primeiro semestre de 2010, foi de 8%, ao passo que este mesmo indicador, em igual intervalo deste ano, foi de 9,5%. Lucia explica que o lado positivo da pesquisa está no fato de os paraenses atrasarem menos suas dívidas. "A média de consumidores com atrasos nos pag…

Educação: Todos os municípios paraenses terão biblioteca pública.

Imagine um portal que, ao ser atravessado, revela um universo de conhecimento. Até o ano passado, imaginá-lo era o que restava a 31 municípios paraenses. Este ano, a fantasia vira realidade e o portal, a porta de uma biblioteca. Isso porque, graças ao projeto ‘‘Mais Bibliotecas’’, até outubro deste ano o Pará dará um grande passo para o incentivo à leitura no Estado, ao implantar esses espaços em todos os municípios do Estado.
A meta do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Sebp), por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, é que todos os municípios paraenses, nos próximos três meses, já disponham de uma biblioteca pública. Segundo o diretor da Leitura e Informação da fundação, Sérgio Massoud, para alcançar a meta, somente de janeiro a outubro deste ano o governo deverá ter implantado 20 bibliotecas e modernizado 18.

Evento nacional de turismo tem representação de Santarém

Desde o dia 13 de julho, está acontecendo em Anhembi – São Paulo, o 6° Salão do Turismo, evento promovido pelo governo Federal por meio do ministério do Turismo, com o objetivo de apresentar o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.
Até domingo, 17 de julho, os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos, além de apreciar ou mesmo comprar artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica, bem como assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do país, a debates e palestras, e conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Polo Tapajós está sendo representado no evento pelo secretário de Turismo de Santarém, Arildo Nogueira Carvalho, e por Áureo Roffé, coordenador geral do Setor de Projetos da SEMTUR. Como material de divulgação, foram levados: guia de bolso, mapa do turismo, cartões postais, imã de geladeira na …