Postagens

Mostrando postagens de Maio 21, 2013

Enem: Revisão da prova de redação

Da Agência Brasil
A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ) entrou com uma ação civil pública na 4ª Vara Federal para tentar garantir ao candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o direito de pedir a revisão da prova de redação.
De acordo com as regras atuais previstas no edital do exame, não há possibilidade de pedido de recurso após a divulgação das notas. Em razão do regulamento, a DPU exige do Ministério da Educação (MEC) a criação de um instrumento que possibilite a reavaliação da redação do candidato, antes da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - quando o aluno opta pela universidade, em data não definida. A prova ocorrerá entre 26 e 27 de outubro deste ano.
A ação tem como réus a União e o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). Segundo o edital do Enem, não há margem para o candidato contestar a sua nota. O candidato, apenas pode visualizar a correção do seu texto via internet.
Em 2012, cerca de…

100 milhões para investir em cultura

A partir do segundo semestre deste ano, escolas públicas de ensino integral terão dinheiro para promover atividades culturais pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, lançado hoje (21) pelos ministérios da Educação e da Cultura.
Serão selecionados 5 mil projetos.
Estão aptas a se inscrever 34 mil escolas de educação básica, que participam dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador.
Cada escola contemplada receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, que serão usados em apresentações de teatro, música, dança, circo, artes visuais, cultura indígena, cultura afrobrasileira, além de atividades externas, como visitas a museus.
As escolas serão escolhidas por um grupo de professores de universidades federais. Os projetos serão selecionados de acordo com o histórico de atuação dos grupos culturais e de acordo com a qualidade do projeto apresentado. Será levado em consideração o equilíbrio regional e o equilíbrio temático.
Agência Brasil

PSC vai ao Supremo contra casamento gay em cartório

O Partido Social Cristão (PSC), entrou nesta terça-feira (21) com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.
Para o PSC, cabe ao Congresso Nacional decidir sobre o tema. O partido argumenta que houve "abuso de poder" ao impedir que parlamentares discutissem o tema.
O relator do processo é o ministro Luiz Fux, que poderá suspender a regra provisoriamente ou levar a decisão direto para o plenário do STF.
Informações G1

Ultimato ao governo Von

Imagem
Foto: Elias Júnior
"Já estivemos várias vezes na prefeitura e queremos avisar ao prefeito que o último prazo que o SINPROSAN está dando ao prefeito Alexandre Von é até este final de semana, se ele não nos atender, vamos convocar a categoria e certamente poderemos ter mais uma greve em Santarém"
(Josafá Gonçalves, presidente do SINPROSAN, em matéria publicada no Blog do Elias)

Médico fará tratamento no Albert Einstein

Imagem
[caption id="attachment_20628" align="alignleft" width="112"] Edson Filho[/caption]
No Blog do Jeso
Previsto para hoje (21) à tarde o embarque para São Paulo do médico Edson Ferreira Filho, alvo de 6 tiros, disparados por Elionaldo Silva, 30 anos, quando o neuropsiquiatra atendia em um dos consultórios do HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), em Santarém.
O episódio ocorreu na manhã do último dia 9.
O médico santareno dará continuidade à sua recuperação física e mental no Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais conceituados na América Latina.
Familiares de Edson Ferreira o acompanharão no voo à capital paulista.

PNE será analisado hoje pela CAE

Imagem
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) volta a analisar nesta terça-feira (21)o Plano Nacional de Educação (PNE).
Previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 103/2012, o PNE destina ao menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para políticas educacionais e estabelece uma série de obrigações para serem cumpridas no setor nos próximos dez anos.
Entre as 20 metas originalmente estabelecidas, estão: alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; erradicar o analfabetismo absoluto; reduzir o analfabetismo funcional; oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de ensino básico; e aumentar o número de professores da educação básica com nível de pós-graduação lato e stricto sensu.
Informações : Agência Senado

Procon cadastra empresas para o segundo feirão do nome limpo

O Procon de Santarém inicia nesta quarta-feira, 22, o cadastramento de empresas/credoras interessadas em participar do 2º Feirão do Nome Limpo, uma campanha de recuperação do crédito, realizado pelo Procon com apoio de entidades parceiras. Lojas, bancos, financeiras, farmácias, universidades, escolas, supermercados, entre outros estabelecimentos estão convidados a aderirem à campanha. É importante que todos proporcionem condições facilitadas para reabilitar esse consumidor em potencial ajude a aquecer a economia do município.