Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 2, 2015

Eleições 2016 em Santarém

Imagem
Ronaldo Campos, via Portal na Hora.

Para “senadores” do “senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, na Praça da Matriz, as eleições municipais de 2016 para prefeito, em dois turnos, e vereadores podem vir a ser uma das mais acirradas da história política do município. Hoje, em Santarém, no reservado, o clima já é de eleição. Alguns pretendentes foram esmagados nas urnas com baixa votação em 2014, e o jeito é tentarem, com dinheiro a cabos eleitorais, renovarem o mandato de vereador para assegurarem o emprego (dando presença) no legislativo mirim, onde são de pouca serventia, por não apresentarem projetos em benefício da população. Outros que têm sido citados como postulantes à prefeitura, ou mesmo à Câmara Municipal, podem ser atropelados pela Lei da Ficha Limpa, por responderem processos na Justiça, por avanço ao dinheiro público. Comentam que dos atuais vereadores (21) não voltam 6, e de haver mais de 5 pretendentes à prefeitura. Certo mesmo, só Alexandre Von (PSDB), que deve con…

Índios e ribeirinhos entregam protocolo para consulta prévia da usina São Luiz do Tapajós

Uma comitiva de índios Munduruku e ribeirinhos do assentamento Montanha e Mangabal, ameaçados de graves impactos pelo empreendimento da usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós, estiveram na última sexta-feira, 30 de janeiro, no Palácio do Planalto em Brasília, para entregar ao ministro Miguel Rosseto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, os protocolos de consultas que elaboraram. Os protocolos detalham como eles querem ser consultados sobre a obra, direito assegurado pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho nunca cumprido pelo governo brasileiro em nenhuma obra de usina na Amazônia.
O documento determina: “Os Munduruku de todas as aldeias – do Alto, Médio e Baixo Tapajós – devem ser consultados, inclusive daquelas localizadas em terras indígenas ainda não demarcadas. Nos não queremos que o governo nos considere divididos: existe só um povo Munduruku. Devem ser consultados os sábios antigos, os pajés, os senhores que sabem contar história, que sabem medicin…

MEC divulga resultado da primeira chamada do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (2) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A lista de selecionados está na página do programa.

Iniciam hoje (2) inscrições para ingresso em escolas tecnológicas

A partir de hoje (02), até o dia 13 de fevereiro, candidatos poderão se inscrever nos Processos Seletivos 2015 para ingresso nas escolas da rede de Educação Tecnológica do Pará.
São direcionados aos cursos técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado; de Integração da Educação
na modalidade Jovens e Adultos (Proeja), e na modalidade subsequente.
As inscrições são realizadas por meio do site da Secretaria de Estado de Educação: www.seduc.pa.gov.br.
O candidato escolherá o curso e manifestará interesse por uma 2ª opção.
São 2.960 vagas na forma Ensino Médio integrado, 440 vagas aos cursos na modalidade Proeja e 2.040 ofertadas em ensino subsequente.

Informações do Diário Oficial do Estado - IOEPA - desta segunda-feira (2).