Postagens

Mostrando postagens de Abril 7, 2011

Tragédia no Rio tem repercussão política.

Imagem
[caption id="attachment_3884" align="alignleft" width="150" caption="Foto: José Varella"][/caption]
O presidente do Senado, José Sarney, classificou como "atentado terrorista" o ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7). De acordo com informações da Polícia Militar do estado, um homem entrou na escola e fez vários disparos. O número de mortos e feridos ainda é incerto.
-Não pode passar pela nossa cabeça que isso ocorra nas nossas escolas. De certo modo, é um ato de terrorismo - disse Sarney.
Para o senador, o governo deve, a partir desse episódio, passar a dar mais atenção à questão da segurança nas escolas brasileiras. Sarney lembrou que esse tipo de problema é mais comum em países anglo-saxões como os Estados Unidos e não pode se tornar uma "tradição brasileira".
- Nós nunca tivemos coisa desse tipo. Isso choca profundamente. O Governo t…

Cientistas produzem parte do olho humano com células - tronco de ratos.

Criar órgãos complexos in vitro é um dos maiores desafios da medicina regenerativa. Um grupo internacional de pesquisadores, porém, acaba de mostrar que a tarefa não é impossível. Eles conseguiram, em laboratório, desenvolver uma retina sintética, a partir de células-tronco embrionárias de ratos. O estudo com os roedores pode ser um primeiro passo para que, no futuro, a descoberta ajude a fabricar tecidos para transplantes em humanos, o que beneficiaria milhares de pessoas em todo o mundo. Somente no Brasil, 35 mil indivíduos sofrem de problemas relacionados a essa fina camada de células nervosas que, quando danificada, pode levar à cegueira total.
Embora diversos experimentos já tenham conseguido desenvolver órgãos a partir de células-tronco, a ciência ainda não obteve estruturas tridimensionais, cuja formação depende da ação coordenada de vários tipos de células. Uma das questões mais importantes é descobrir se as interações entre os diferentes tecidos pre…

Educação Municipal: Fim do impasse

Governo municipal decide pagar os professores. Inácio Corrêa,secretário municipal,  afirmou ainda que os salários não sofreram nenhum desconto. Os professores municipais estavam pressinando a prefeitura desde a semana passada. Terça Feira (05/04) , os professores fizeram reivindicações em frente a câmara dos vereadores com objetivo de buscar uma solução para o problema.A reposição dos dias parados ocorrerão aos sábados, conforme acordado com a categoria.

Homem invade escola e mata 12 no Rio

Imagem
[caption id="attachment_3864" align="alignleft" width="300" caption="Globo News"][/caption]
Fonte: Folha
O Corpo de Bombeiros informou que 12 alunos da Escola municipal Tasso da Silveira, no Rio, morreram na manhã desta quinta-feira após um homem invadir a unidade e disparar diversos tiros. O criminoso também morreu. Há feridos.
A escola fica na região de Realengo (zona oeste do Rio) e atende estudantes com idades entre 9 a 14 anos --da 4ª a 9ª série, segundo a Secretaria Municipal da Educação.
O número de mortes foi confirmado pelo coronel Evandro Bezerra, chefe do setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Polícia Militar, o criminoso foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, 24, e seria ex-aluno. Inicialmente, havia a suspeita que o atirador fosse pai de um aluno. O crime ocorreu por volta das 8h30.
As informações ainda são desencontradas. Ainda não se sabe se o atirador foi atingido em confronto com a polícia …

Saúde: Atividade sexual ocasional eleva risco de ataques cardíacos.

Imagem
O estudo, que analisou resultados de 14 estudos prévios sobre o tema, concluiu que há um aumento de 2,7 vezes nas chances de um ataque cardíaco durante ou logo após uma relação sexual em comparação àqueles que não fazem sexo.
Apesar disso, os autores do estudo observam que o risco absoluto de um ataque cardíaco durante ou logo após uma relação sexual ainda é muito baixo – de 2,7 para 1 milhão, comparado com 1 em 1 milhão em situações normais.
Relação semelhante foi verificada para as pessoas durante outros tipos de atividades físicas, segundo a pesquisa publicada na revista de divulgação científica Journal of American Medical Association (Jama).
Segundo os autores, pessoas com atividades físicas mais frequentes são menos suscetíveis aos riscos relacionados à atividade física episódica.
A análise indicou que a cada período semanal de atividade física que a pessoa tem por semana, há uma redução de 45% no risco de um ataque cardíaco e de 30% no risco de uma morte cardíaca súbita…

Pará : Subcomissão acompanhará implantação de hidrelétrica.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou ontem a criação de uma subcomissão permanente para acompanhar a implantação de grandes projetos minerais e hidrelétricos no Estado do Pará. O requerimento para a criação foi apresentado pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), e foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão.
Além da implantação, a subcomissão deverá acompanhar também as condicionantes socioambientais e suas consequências, o que inclui projetos como a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, e a implantação de novas plantas para exploração de minério em todo o Estado.
Texto: DOL

Ministro de minas e energia critica OEA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, criticou a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA), que, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Organização, sugeriu ao governo brasileiro que suspendesse as obras da Usina Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.Segundo Lobão, o governo brasileiro não precisa de mais fiscais para decidir o que deve ou não ser feito para aumentar a capacidade de geração de energia elétrica no país.Lobão afirmou que o governo brasileiro já vem fazendo tudo “rigorosamente dentro da lei” no que diz respeito à construção de novas usinas. “Os procedimentos legais estão sendo respeitados, há intensa fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da sociedade e do Ministério Público”.Ele acrescentou que “não precisamos de mais fiscais para fazer o que estamos fazendo. Se estivéssemos cometendo algum ato de ilegalidade, ou algum dano, tudo bem. Mas nada disto está acontecendo”.Para o ministro,…