Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2012

Comissão votará projeto que destina 50% das vagas em universidades federais a alunos da rede pública

As universidades federais poderão ser obrigadas a destinar pelo menos 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. É o que prevê o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar na quarta-feira (6), em reunião marcada para as 10h.
Pelo projeto, de autoria da deputada federal Nice Lobão (PSD-MA), as universidades federais também deverão adotar critérios que favoreçam a entrada de alunos considerados de baixa renda. Aqueles cujas famílias tenham rendimento igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita terão direito a metade das vagas reservadas no projeto. Negros, pardos e indígenas também terão direito a um percentual, de acordo com a presença de cada etnia - conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - no estado em que está situada a universidade. A medida também atingiria as escolas técnicas federais de nível médio.
A relatora, senadora Ana…

Subprocuradoria visita obras do teatro Vitória

Imagem
[caption id="attachment_13974" align="alignleft" width="281" caption="Foto: MP/PA"][/caption]
O subprocurador-geral de justiça, área técnico-administrativa, Jorge de Mendonça Rocha, esteve em Santarém para tratar da infraestrutura do Teatro Vitória, prédio que deverá abrigar os serviços do programa Ministério Público e a Comunidade, promotorias de justiça e um teatro/auditório.
O prédio, em fase de acabamento, foi cedido por meio de convênio com a prefeitura municipal ao Ministério Público, responsável pela reforma. O subprocurador, acompanhado do assessor Nestor Miléo e da equipe do departamento de obras - Vitória Rocha (arquiteta) e Renato Chaves - vistoriou o local e recebeu o mobiliário, que está sendo montado por servidores da divisão de patrimônio da instituição.
Em reunião com o coordenador das promotorias de justiça do pólo Baixo Amazonas, Sandro Ramos Chermont, o subprocurador tratou da estrutura necessária ao funcionamento do prédio do te…

Helenilson Pontes acompanha os trabalhos da caravana Pro Paz em Santarém

Imagem
[caption id="attachment_13970" align="alignleft" width="300" caption="A Caravana permanece em Santarém até esta segunda-feira, 4,"][/caption]
O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, esteve em Santarém na manhã deste domingo, 3, para conferir as ações da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, que vem percorrendo os municípios do Baixo Amazonas, garantindo principalmente à população de baixa renda o acesso a serviços de saúde e de cidadania. Esta é a segunda vez que a cidade recebe as equipes do Pro Paz, e nesta edição, a previsão é de que sejam realizados 110 mil atendimentos, beneficiando mais de 22 mil pessoas, em apenas quatro dias de ação.
Entre os serviços que estão sendo oferecidos estão a emissão de documentos como carteira de trabalho, de identidade e certidão de nascimento, consultas médicas e odontológicas, vacinação, atendimento e procedimentos jurídicos, consultoria para micro e pequenos empresários, assessoria sobre direitos…

Imagem histórica: Enchente de 1953

Imagem
Santarém, enchente de 1953, rua Lameira Bittencourt


Foto: Blog Você se lembra?

Remédios contra asma começam a ser distribuídos gratuitamente

A partir de hoje (4), drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular começam a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, os três medicamentos – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o país. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.
A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até 6 anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
Ainda segundo o ministério, a incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa…