Postagens

Mostrando postagens de Agosto 26, 2014

Currículo escolar poderá incluir o tema violação dos direitos humanos na ditadura

Imagem
[caption id="attachment_10858" align="aligncenter" width="124"] foto/ilustração[/caption]
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7899/14, que inclui no currículo das escolas brasileiras o tema "a ditadura militar no Brasil e a violação dos direitos humanos".
Segundo o projeto, a medida valerá para escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e da educação básica de jovens e adultos.
A proposta, do deputado Renato Simões (PT-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).
Tramitação
O projeto de lei ainda será distribuído às comissões temáticas da Câmara.
Informações da Agência Câmara

Itaituba receberá recurso do projeto “Viva Jovem”

O município de Itaituba (PA) foi incluído nas políticas púbicas de prevenção às drogas do governo federal. A prefeitura da cidade irá receber R$ 100 mil da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), por meio do edital “Viva Jovem, para dar continuidade a um projeto que desenvolve atividades com dependentes químicos.

O projeto Força Jovem, ligado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itaituba, atua na prevenção e no combate às drogas com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Coordenado por José Hiton da Silva Moraes e com apoio de oficineiros, a equipe realiza palestras e oficinas em escolas, centros comunitários, atendimento de visitas domiciliares e aconselhamento familiar. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ) é um dos parceiros do projeto.

Fonte: Ministério da Justiça

Professor da Ufopa assume cadeira na ALAS

Imagem
No próximo dia 30 de agosto, a Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) recebe entre seus membros o docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Jackson Fernando Matos Rêgo. A posse será às 17h, na Câmara Municipal de Santarém.
Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF/UFOPA), Jackson Rêgo é natural de Santarém e assume a cadeira de número 10, que tem como patrono o poeta e escritor santareno Felisbelo Jaguar Sussuarana.

Eleições 2014: Jatene ultrapassa Helder na RMB, aponta pesquisa

Imagem
Pesquisa da Doxa Comunicação Integrada feita na região metropolitana de Belém, após o início dos programas eleitorais de rádio e TV, aponta o cenário para o Governo do Estado do Pará. Na pergunta espontânea, em que não é apresentado o nome dos candidatos, o governador Simão Jatene tem 32,8% e Helder Barbalho 30,4% das intenções de voto. Na estimulada Jatene sobe para 40,1% e Helder chega a 37,7%. Zé Carlos Do PV e Marco Carrera têm 1,7%; Elton Braga, 1% e Marco Antonio Nascimento, 0,5%. Brancos/nulos e indecisos somam 18,3%. A RMB representa 27% do total de eleitores do Pará, equivalendo a 1 milhão e 400 mil eleitores. A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o número PA-0005/2014. Foram entrevistados 1.200 eleitores, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final, e o intervalo de confiança é de 95%. Observem o gráfico.
No Blog da Franssinete Florenzano

MEC vai mudar forma de ranquear escolas no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai mudar a forma de divulgar o desempenho de escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com Francisco Soares, presidente Inep, o ranking de instituições vai ser "mais amplo". "Vamos divulgar outros dados além da média dos alunos na prova". A ideia é que não seja apresentada uma lista única que considera apenas a média de notas dos estudantes, mas sim uma relação que forneça mais filtros para analisar o desempenho de cada unidade.
Segundo Soares, o objetivo das mudanças é aumentar a transparência dos dados e evitar "comparações injustas" entre as escolas.
O desempenho das escolas no Enem é divulgado anualmente pelo MEC.
No último ranking, referente a 2012, foram listadas 11.239 das 25.744 escolas que oferecem o terceiro ano do ensino médio no país — ou seja, 43,6% do total. Foram 6.140 instituições públicas e 5.099 privadas. Segundo Soares, o próximo levantamento…