Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 5, 2012

Tudo por dinheiro

Imagem
Por: Ronaldo Campos (*)


[caption id="attachment_10988" align="alignleft" width="90" caption="Ronaldo Campos"][/caption]
A coluna, no início de dezembro, antecipou de membros da diretoria do São Raimundo, pertencentes ao grupo do ex-presidente do clube, Rosinaldo do Vale, estarem tramando sua volta, apesar de ter sido afastado há pouco mais de mês, por 90 dias, por decisão do Conselho Deliberativo (14x2), formando uma Junta Governativa para apurarem irregularidades ocasionadas em 15 anos de desmandos sem prestarem contas ao Conselho Fiscal, conivente com o sumiço de milhões do caixa do Pantera, cuja tesouraria funcionava como uma espécie de Instituto de Previdência, onde a retirada do dinheiro não tinham mãos a medir. No último dia do ano anterior a turma do Rosinaldo, comandada pelo delegado da Polícia Civil, Jardel Guimarães, e Júnior Tapajós, baseado em ata, numa reunião feita no dia anterior, com assinatura de 12 membros, retornaram Rosinaldo à…

Seduc entregará declaração de conclusão do ensino médio

Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, que no ato da inscrição indicaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como instituição certificadora, poderão a partir desta sexta-feira, 6, ter acesso a declaração de conclusão do Ensino Médio no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).
No ato da impressão da declaração, esses candidatos deverão observar os seguintes requisitos, estabelecidos de acordo com a Portaria nº 16/2011 do Ministério da Educação (MEC): ter 18 anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem, ou seja, 22 de outubro de 2011; ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, objeto da avaliação do exame, e atingido o mínimo de 500 pontos na prova de Redação.

Ética e cidadania podem fazer parte do currículo escolar

O ensino médio pode passar a ter, em sua grade curricular, a disciplina Ética Social e Política, enquanto o ensino fundamental pode incluir estudos de Cidadania, Moral e Ética. É o que propõe o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) no primeiro projeto apresentado no Senado em 2012. Recebido pela Secretaria-Geral da Mesa nesta segunda-feira (2), a proposta só receberá numeração no reinício dos trabalhos parlamentares, em 2 de fevereiro.
O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para reintroduzir no ensino uma disciplina semelhante às antigas Educação Moral e Cívica (EMC), ministrada aos alunos nos primeiros anos escolares, e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), dirigida aos estudantes de nível médio.
Portal Educação

Memorial Encontro das Águas será construído

Imagem
[caption id="attachment_10962" align="alignleft" width="284" caption="Foto: Divulgação/Agecom"][/caption]
Após quase sete anos após a concepção do memorial Encontro das Águas, em 2005, a construção do projeto acontecerá no primeiro semestre do ano. A informação é do coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango. A autoria do projeto é do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
O memorial terá uma área de 9.383,33 m² de área construída no local conhecido como Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. O conjunto arquitetônico será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, elevado em relação ao piso da praça, proposta como espaço aberto à paisagem. A estrutura irá dispor também de um subsolo onde funcionará o restaurante com visão panorâmica para o fenômeno do encontro das águas dos rios Amazonas e Negro.
Informações: Po…

Cadê o independente?

Imagem
Parsifal Pontes
Quando eu era criança, lá em Tucuruí, eu só jogava bola porque a bola era minha, ou seja, eu era um verdadeiro desastre com a tal “gorduchinha”. Futebol é um assunto sobre o qual eu não consigo entabular uma conversa de 1 minuto.
Mas, lendo a notícia acima, não posso deixar de observar que o “Independente”, de Tucuruí, não está na relação acima, e o time foi o campeão paraense.
Reitero ao presidente do Banpará que inclua o “Independente” na relação.

UFOPA divulga lista com os aprovados até o dia 16 de janeiro

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulgará até o dia 16 de janeiro de 2012 a lista com os nomes dos aprovados em seu Processo Seletivo 2012. As listagens serão afixadas nos campi Tapajós e Rondon.
A UFOPA não realiza vestibular. As 1.150 vagas ofertadas pela universidade são preenchidas por meio da utilização das notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).