Postagens

Mostrando postagens de Março 29, 2015

Ufopa abre inscrição para formar responsáveis de bibliotecas escolares

O grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura, Escrita e na Escola (LELIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o “Curso de Formação de Responsáveis por Bibliotecas Escolares e Salas de Leitura”. Os interessados podem fazer a inscrição, em horário comercial, até o dia 30 de abril de 2015, na sala do Lelit, no Câmpus Rondon, bairro do Caranazal.

O curso é uma promoção do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE). São 30 vagas ofertadas. Ao final, o participante irá receber um certificado de 60 horas (36h presenciais e 24h de atividades nas escolas).

O objetivo é gerar conhecimento a quem atua como responsável em bibliotecas escolares das instituições de ensino de Santarém. Na tentativa de mudar o paradigma de que grande parte das bibliotecas escolares têm-se limitado a ser “depósitos de livros”, “espaços de entretenimento”, “lugares de passatempo”, o curso visa a contribuir com as dinâmicas de funcionamento…

A partir do dia 1º, empregador terá de pedir seguro-desemprego pela internet

Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira (1º), de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março. Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego. (ABr)