Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2011

Crime: Repercussão Internacional.

DOL
Passados pouco mais de dois dias, desde o trágico assassinato de José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, os principais meios de comunicação da mídia internacional repercutem o crime.
O site do jornal argentino Clarín faz uma relação entre a morte dos extrativistas e aprovação, na Câmara dos Deputados, do novo Código Florestal. “Ambos faziam forte oposição ao projeto que concede anistia aos responsáveis por desmatamento ilegal realizados desde 2008”, diz o Clarín.
O Green Blog, no site do jornal norte-americano The New York Times, o jornalista John Rudolf denomina os extrativistas como “defensores da floresta” e relembra a fala de Zé Cláudio durante o TEDx Amazônia, mostrando que o mundo inteiro já sabia que ele e sua esposa, também líder extrativista, corriam risco de vida.

Santarém: Formação de novos militares.

A cerimônia de formatura ocorreu na sexta-feira (27/05), ás nove horas da manhã no Estádio Soldado PM Vasconcelos dentro do 3º Batalhão de Polícia Militar. O polo Santarém entregou hoje á população 80 novos policiais que estão aptos a exercer segurança pública de qualidade para a comunidade.
São 72 homens e 08 mulheres que durante oito meses tiveram treinamentos intensos com matérias importantes como Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Direito Constitucional que são fundamentais para a boa formação de um policial. Na ocasião eles receberam o brevê do curso de formação de soldados e também do curso de Polícia Comunitária.
O comandante do CPR-I, coronel Eraldo Paulino em suas palavras a tropa falou sobre a importância da formatura, “Sãos 80 novos policiais militares dos quais 43 devem ficar em nossa região e isso significa mais segurança as cidades de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro que devem ter efetivo aumentado. A região do CPR-X também ganha com a formação …

Educação: A receita do mestre.

Imagem
Época
Quais são as características de um bom professor? Não existe uma receita definitiva. Mas especialistas defendem a ideia de que é possível identificar algumas habilidades básicas: dominar a disciplina que ensina, conhecer as etapas do desenvolvimento dos alunos e saber lidar com a turma. Porém, não é esse tipo de professor que encontramos na maioria das salas de aula brasileiras. Por isso, a baixa qualificação dos profissionais do ensino é apontada como um dos principais fatores para a má qualidade da educação do país. Agora, o Brasil pode ter uma chance de mudar. O primeiro concurso nacional para selecionar professores deverá ser aplicado a partir de 2012. A prova, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, avaliará os candidatos para a educação infantil e para o período de 1o a 5o ano do ensino fundamental. A ideia é que as redes municipais usem a prova voluntariamente.

Mudanças no Conselho e Código de Ética.

O Plenário aprovou nesta quinta-feira proposta que reestrutura o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. O texto aprovado, entre outras modificações, impede a possibilidade de prorrogação dos prazos em processo disciplinar movido contra deputado, que passam a ser contados por dias úteis e não mais por sessões ordinárias. Conforme a proposta, um novo regulamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  deverá ser elaborado dentro de 120 dias.
Uma das mudanças mais importantes, proposta pelo presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), autoriza o colegiado a determinar uma pena mais grave ou mais leve do que a originalmente indicada na representação contra um deputado, com base nos fatos apurados no processo. Ou seja, mesmo que não tenha sido pedida a cassação, o conselho poderá determinar essa punição. O colegiado também poderá concluir pela procedência total ou parcial, ou pela improcedência, de processo movido contra um parlamentar.
O novo código estabelece com…

Seminário de Educação Ambiental

Napróxima segunda-feira, 30/05, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, realizará III Seminário de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).
A programação será de 8h às 17h, e visa apresentar e discutir as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas escolas municipais e pela comunidade local, traçando estratégias, para o efetivo exercício da cidadania e construção de uma sociedade comprometida com a promoção humana
Durante o seminário serão discutidas as bases legais da educação ambiental no currículo escolar, bem como as algumas experiências desenvolvidas na rede municipal.
Ascom/SEMED


Napróxima segunda-feira, 30/05, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por
meio da Coordenação de Educação Ambiental, realizará III Seminário de Educação
Ambiental da Rede Municipa

Prefeituras têm até hoje para declarar gastos no Portal da Transparência.

Termina hoje (27) o prazo para as prefeituras das capitais e municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes declararem seus gastos na internet, no chamado Portal da Transparência, em cumprimento à Lei 131/2009. Nesse canal, o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais.
As prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado.
ABr