Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 11, 2016

Alberto Campos empossa presidente reeleito da subseção de Santarém

Imagem
Fonte: OAB/PA

No início da maratona de posses dos presidentes de subseções eleitos no interior do estado, na última sexta-feira (08), o novo presidente da OAB-PA homenageou o presidente reeleito da subseção santarena com a entrega simbólica da beca de presidente da Ordem no Pará. “A partir de hoje, irei chamar cada presidente de meu co-presidente. Nós vamos presidir juntos a OAB Pará”, afirmou.

De acordo com Alberto, Ubirajara é uma liderança corajosa, que vislumbra o futuro. “É um líder que não tem receio em opinar. É uma liderança que levanta a voz todas as vezes que um advogado é ameaçado no exercício da sua profissão”. O presidente seccional ainda agradeceu pela confiança depositada nas propostas apresentadas pela chapa encabeçada por ele no pleito eleitoral.

Estado decreta ponto facultativo nesta terça-feira, 12. Decreto vale somente para os órgãos de Belém

Imagem
O Diário Oficial do Estado do Pará traz na edição de hoje, 11, o decreto n° 1.478, que faculta o expediente nos órgãos públicos estaduais da administração direta e indireta nesta terça-feira, 12, em função das comemorações alusivas ao aniversário da capital, Belém. O Decreto não afeta os serviços essenciais, como arrecadação, saúde e defesa social. Os servidores dessas áreas trabalharão em regime de escala, para assegurar o atendimento à população. 
O ponto facultativo é somente para os órgãos de Belém.
Fonte: Agência Pará

Trânsito: Morador reclama de cruzamento

Imagem
Reclamação do leitor: "Presencio frequentemente riscos de acidente no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com Antonio Justa [no bairro do Caranazal] próximo ao campus da Ufopa (Rondon)."


Segundo o morador, muitos condutores que trafegam na Marechal Rondon, talvez por desconhecimento da via ou por não verem a a placa de sinalização [a placa fica pouco visível], acabam avançando a preferencial provocando, em muitos casos, colisões e atropelamentos de pedestres.

Ele solicita ao órgão competente sinalização mais eficiente com a máxima urgência no cruzamento, a fim de evitar acidentes mais graves com vítimas fatais. O morador sugere uma sinalização horizontal na via.

ProUni: Inscrições abrem dia 19

Imagem
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre de 2016, estarão abertas de 19 a 22 de janeiro. Ele oferece bolsas de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro.

Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Projetos na região do Tapajós

Imagem
O ONU usará o Pará, mais precisamente o tapajós (Região de Integração do Tapajós ) , como modelo para os assentamentos humanos da entidade. A parceria com o governo do estado foi firmada em agosto do ano passado. O plano tem como principal matriz diminuir os impactos sociais e ambientais provocados pela instalação de grandes projetos no Estado, em particular na região do Tapajós.

É torcer que a parceria possa realmente dar frutos. Afinal, estamos em tempos de  implantação de grandes empreendimentos na região, com destaque para a  hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. Sem contar que até 2020 estão previstas, além da hidrelétrica mencionada, a construção de 15 terminais portuários, outras 6 hidrelétricas, uma ferrovia e  a duplicação e asfaltamento da BR - 163.

Mensurar os impactos desses projetos na região, mesmo com estudos (EIA/RIMA), é trabalhar, em grande parte, no campo da dedução. Só não podemos admitir que o rio tapajós e a região que lhe empresta o nome pague um alto preço após…

Sisu: inscrições começam nesta segunda-feira, 11

Imagem
Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições para a primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu, até as 23h59 do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Nesta edição, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis no site do programa.

Pode se inscrever no Sisu o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de zero na prova de redação. (ABr)