Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2017

Cosanpa divulga resultado de provas do concurso público realizado em Belém, Santarém e Marabá

Imagem
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (13), o resultado das provas objetivas e de redação do concurso público realizado no mês passado em Belém, Santarém e Marabá.
O resultado está disponível no portal da Fadesp, instituição organizadora do concurso no endereço www.portalfadesp.org.br e no site da companhia no www.cosanpa.pa.gov.br.

Pesquisa coleta dados para o Inventário Nacional de Libras

Imagem
O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),abriu  pesquisa onlinepara surdos e ouvintes falantes fluentes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O levantamento de dados irá subsidiar futuras análises para o Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

O Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais é parte da Política da Diversidade Linguística e atua como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. 

Cerca de 2 mil pessoas já responderam à pesquisa, mas a intenção é ampliar ainda mais essa participação, propiciando um maior alcance entre os usuários da língua.

Para participar, basta acessar os links e preencher os questionários seguir: questionário para surdos e questionário para ouvintes.

IFPA vai ofertar ensino profissionalizante a detentos no Pará

Imagem
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) firmaram convênio de cooperação técnica para levar cursos de formação tecnológica para dentro dos presídios de Belém e do interior do Estado. O acordo inédito vai ofertar, inicialmente, 15 vagas por turma para os custodiados no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), de manhã e à tarde.

A previsão é que as aulas comecem em agosto.  Atualmente há 1.832 detentos estudando em presídio do Estado.

Os professores do IFPA vão até o presídio para ministrar as aulas, com o mesmo conteúdo programático e o mesmo material didático usado dentro do instituto.

O instituto também destinará um curso para os servidores da Susipe. O curso superior Tecnólogo em Gestão Pública tem o objetivo de formar cidadãos no mercado de trabalhar ou qualificar profissionais que já atuam na administração pública.

Com informações da Susipe

Justiça determina reforma em complexo prisional de Santarém

Imagem
O juízo da Comarca de Santarém, em ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Pará em agosto de 2012, condenou nesta quinta-feira, 13, o Estado do Pará e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) a promover “imediatamente procedimento licitatório e dotação orçamentária com a destinação de recursos específicos para a construção, reforma, ampliação” do muro das casas penais; “consertar a cerca da entrada da penitenciária, no prazo de quinze dias”; “aumentar o efetivo de policiais no local, alocando um PM para cada guarita”, sem que haja redução no efetivo de policiamento ostensivo do município; e “instalar, no prazo de trinta dias, bloqueadores de celular no complexo penitenciário”.

Em caso de descumprimento das obrigações impostas, o juiz, Flávio Oliveira Lauande, que fundamentou sua decisão em vasta legislação e jurisprudência, arbitrou multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), que incidirá após o trânsito em julgado da sentença, contra a …