Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2015

Seduc organiza rede de reforço escolar no Estado

Estudantes com dificuldade em Língua Portuguesa e Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio terão reforço nessas duas disciplinas ao longo do ano letivo de 2015. A medida faz parte da reforma de gestão e de conteúdo pedagógico da rede pública estadual implantada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O trabalho será desenvolvido por professores da rede e também por graduandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A mudança, concretizada por intermédio do Projeto Aprender Mais, com acompanhamento direto do secretário de Educação, Helenilson Pontes, e parceria do Instituto Unibanco, vai contemplar, pela primeira vez, estudantes do Ensino Médio. O projeto, que utilizará o material didático e a metodologia Entre Jovens, desenvolvidos pelo Instituto Unibanco, está presente no Ensino Fundamental da rede estadual desde 2011.

De acordo com a professora Jane Cardoso, que integra a cooordenação do Aprender Mais no Ensino Fundamental na Seduc, o objetivo é priorizar o ensino e assimil…

Formação para professores do PNAIC

No próximo sábado (07), será realizada a formação direcionada aos professores do ciclo de alfabetização do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento ocorrerá de 8h às 17h em doze polos nas comunidades: Curuai, Vila Socorro e Soledade. Na região do rio Arapiuns nas comunidades: São Miguel, Bom Futuro, Cachoeira do Aruã, Fé em Deus e Maró. Já na região do Tapajós nas comunidades: Anumã, Parauá, Boim, Aninduba e Arapixuna.

A formação será realizada pelos professores orientadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e faz parte do calendário de atividade que prevê a realização de um encontro por mês. A SEMED solicita, ainda, aos diretores que não possuem o calendário das atividades que passem na coordenação do PNAC que funciona de segunda a sexta feira das 8h às 16h.

O PNAIC é realizado através da parceria entre Municípios, Distrito Federal, Estados e Governo Federal. O objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito an…

Carta aberta à população, lideranças políticas e sociais do Oeste do Pará referente a criação do Estado do Tapajós

Fonte: ICPET
A luta pela criação do Estado do Tapajós, em 2015, completa 191 anos, lavando-se em consideração o ano de 1824, data da promulgação da primeira Constituição do Brasil. Na ocasião, pela primeira vez, foi mencionada a criação de uma província na região, formada pelos municípios de Parintins (AM), Santarém e Óbidos (PA), com objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os atuais Estados do Pará e do Amazonas.

Primeiro, o que nos incomoda é o silêncio de grande parte desses segmentos, especialmente das lideranças políticas, porque como disse Martin Luther King: “o que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”. Ou seja, o silêncio das pessoas boas que não se apresentam para nos ajudar a lutar por uma causa que diz respeito a todos nós. Não calamos antes e não vamos calar agora, vamos encarar um novo momento da nossa história, do nosso tempo da nossa memória. Nosso sonho tem que continuar como sempre continuou no passado.

Mahatma Gandhi disse que “se queres m…