Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2011

Curiosidade:Flores deixam pássaros “excitados”

Imagem
Conforme o verão vai chegando, a visão das flores (no caso, cardos) desabrochando aumenta os níveis de testosterona dos pássaros (no caso, pintassilgos). É como se fosse um aviso de que chegou a hora de copular. Quem conta é o pesquisador Thomas Luloff, da Universidade de Ontário, no Canadá. Segundo ele, o desabrochar das flores sinaliza para as aves que as sementes com as quais eles gostam de alimentar os filhotes vão estar abundantes em breve. Então, com a testosterona em alta, é hora de cruzar. Esse comportamento foi observado tanto no habitat natural dos pássaros quanto em laboratório – nesse último cenário, ao verem os cardos desabrochando, os pintassilgos machos sofreram mudanças psicológicas que indicam que eles recebem a mensagem de “vá se reproduzir agora” da combinação do calorzinho do verão com as flores.
Fonte: http://super.abril.com.br

Inscrições para o Processo Seletivo das escolas tecnológicas vão até domingo

O período de inscrições para o ingresso de novos estudantes na Rede Estadual de Escolas de Educação Tecnológica e Profissional será encerrado no próximo domingo (20). Mais de 36 mil inscrições, para o preenchimento das cerca de 6,3 mil vagas, foram efetuadas até esta quarta-feira (16). O certame para o ingresso de alunos novos nas Escolas Tecnológicas foi adotado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como substituição ao processo de pré-matrícula, em atendimento a recomendação do Ministério Público do Estado (MPE). Quem fez a pré-matrícula ou estava no cadastro de reservas foi automaticamente inscrito no Processo Seletivo.
As inscrições podem ser feitas no portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br) ou por meio do número 0800 2800078. Para facilitar o acesso à inscrição, a Seduc disponibiliza o acesso à internet nos laboratórios das escolas estaduais ligadas ao programa Navegapará. A confirmação da inscrição e do local da prova será disponibilizada ao candid…

Professores municipais deflagram GREVE

Reunidos hoje (17/02) na sede do sindicato, após algumas conversações com o governo, a assembleia decidiu pela GREVE. Na tentativa de evitar a paralisação a comissão de negociação SINPROSAN reuniu com representantes do legislativo santareno, onde na ocasião, foi colocado toda situação em torno do reajuste da tabela de vencimentos, mas Segundo Sebastião Dantas as negociações não avançaram, pois a única proposta do governo é criar uma comissão para estudar a reformulação do plano de cargos e carreira do magistério, o que não foi aceito pelos professores.
Os professores da rede municipal de ensino estão em estado de greve desde a ultima segunda-feira (14) e reivindicam do governo o cumprimento do artigo 64 do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, que segundo informações da categoria esta defasado desde 2009.
O sindicato dos professores rebate a nota de esclarecimento da prefeitura municipal e a versão do governo de que estão reivindicando aumento de salários, pois reconhec…