Postagens

Mostrando postagens de Março 17, 2011

Comissão do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos

Imagem
Folha.com



[caption id="attachment_3031" align="alignleft" width="454" caption="Reunião da Comissão Temporária da Reforma Política. Foto: Aílton de Freitas"][/caption]
A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição no país, com a ampliação dos mandatos no Poder Executivo para cinco anos --que valeria para presidente da República, governadores e prefeitos.
Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff --que continuaria tendo direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos.
A mudança entraria em vigor para os eleitos em 2014, o que atingiria a petista somente se ela fosse reeleita para um segundo mandato.
Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório no país, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma mino…

Miss Pará 2011

Imagem
As 25 candidatas que concorrem ao título de mulher mais bela do estado do Pará estão nos camarins finalizando os preparativos para dar início à apresentação que acontece logo mais no palco da Assembleia Paraense.

DOL

Nova direção da UEES em Santarém.

Imagem
Definido o nome da nova gestora da UEES (Unidade de Educação Especializada) de Santarém, Sirlene Pinto de Oliveira. A nova gestora é formada em pedagogia e foi indicada pela Diretora da 5 URE de Santarém, Maria José Maia.





"De igual para igual"

Imagem
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou hoje (17) que a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo fim de semana deve representar, sobretudo, o estabelecimento de um novo patamar nas relações entre os dois países. Ele disse que o Brasil quer uma relação de igual para igual, sem confrontação.
“O Brasil quer uma relação de igual para igual. As circunstâncias no mundo de hoje favorecem isso”, afirmou o chanceler. “O Brasil se consolidou como democracia”, acrescentou, lembrando que as fontes renováveis no Brasil são 45% da matriz e que os brasileiros estão envolvidos em vários temas de interesse global.

Dinossauro brasileiro.

Imagem
Encontrado em lage do Coringa, localidade na Ilha do Cajaual, no Maranhão fósseis de um dinossauro, o maior exemplar carnívoro brasileiro. O espinossaurídeo (grupo de dinossauros com crânio alongado e espinhos formando uma espécie de vela nas costas) encontrado seria mais próximo dos dinossauros da mesma espécie encontrados na África do que com os brasileiros. No passado, a ilha no Maranhão estaria ligada à África o que explica a semelhança.



[caption id="attachment_3009" align="aligncenter" width="316" caption="Foto: Divulgação/Academia Brasileira de Ciências / Dinossauro teria entre 12 e 14 metros"][/caption]

Reeleição e voto facultativo serão discutidos hoje pela comissão de Reforma Política

Imagem
A Comissão de Reforma Política discute nesta quinta-feira (17), às 14h, o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e a instituição do voto facultativo no Brasil.
Tema polêmico, a possibilidade de reeleição no Executivo foi introduzida na Constituição federal em 1997, quando o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 16. Seus críticos dizem que dois mandatos consecutivos para presidente, governadores e prefeitos não fazem parte da tradição brasileira e favorecem o uso da máquina governamental por parte do governante que busca mais quatro anos no cargo.
Fonte: Texto/Agênca Senado.

Visão de Marte.

Imagem
Abismo localizado ao norte, na calota polar de Marte. A formação do abismo é uma combinação de camadas de gelo e areia. Foto tirada pela sonda Mars Odyssey. (divulgada segunda, 14/03)




[caption id="attachment_2998" align="aligncenter" width="550" caption="Abismo Chasma Boreale / Foto: NASA"][/caption]

Colégio homenageia vice-governador em Santarém.

Imagem
Nesta quinta-feira, 17, o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, receberá, em Santarém, o troféu “Padre Basile Moreau”, condecoração do Colégio Dom Armando, que este ano comemora 68 anos de fundação. Ex-aluno da instituição, o vice-governador receberá a homenagem ao lado de outros importantes nomes de Santatém, como os professores Nicolino Campos; Risoneide Von e Antonio Pereira, e a Drª Eva Gentil.
O colégio Dom Amando foi fundado em 1943 por Dom Anselmo Pietrulha, bispo da Prelazia de Santarém, que resolveu fechar seu hospital para abrir um ginásio para rapazes. Atualmente, o colégio atende mais de 1400 estudantes, de diversas classes sociais, inclusive com bolsas de estudos e projetos de assistência social como "Cesta Básica", direcionado a 100 famílias e "Criança Feliz", entre outros. O Troféu é uma forma de reconhecimento por serviços prestados à sociedade de Santarém e do oeste do Pará e há cinco anos é entregue a personalidades santarenas…