Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 21, 2015

IBGE disponibiliza novos mapas da densidade demográfica brasileira

Imagem
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando, a partir desta segunda-feira, 21 de dezembro, os novos mapas estaduais de Densidade Demográfica. No total são 27 representações, que trazem uma imagem detalhada sobre a distribuição da população brasileira. Os mapas mostram também todos os Municípios e revelam as enormes diferenças nas formas de povoamento do País.


Os  mapas fazem um retrato fiel da realidade brasileira no que diz respeito ao povoamento. As imagens podem ser encontradas diretamente na página do IBGE.

Segundo explica o Instituto, a informação de população tem como base a Densidade Demográfica de 2010, apresentada para 316.574 unidades territoriais utilizadas na coleta do Censo Demográfico. (Informações da CNM)

Ufopa deve pagar auxílio estudantil referente a 2015 todo , recomenda MPF

Imagem
OMinistério Público Federal(MPF) encaminhou recomendação à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para que seja garantido o pagamento do auxílio estudantil referente a todo o ano letivo de 2015 a todos os estudantes beneficiados pelo programa de assistência.

A recomendação, assinada pelo procurador da República Camões Boaventura, estabelece prazo de 20 dias para que a Ufopa se manifeste. O prazo começa a contar da data do recebimento do documento pela universidade. Caso a Ufopa não apresente resposta ou a resposta for considerada insuficiente, o MPF pode adotar medidas que considerar cabíveis, e inclusive pode levar o caso à Justiça.

Cerca de 330 estudantes informaram ao MPF em Santarém que têm necessidade de receber o auxílio retroativo ao início do ano.

Pará: MP tem 55 prefeituras na mira

Imagem
Das 144 prefeituras do Pará, 55 delas estão sob investigação do Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA). A principal acusação que pesa contra os gestores desses municípios é o desvio de recursos públicos. Para justificar a saída desse dinheiro, que não foi empregado em obras para beneficiar os moradores, eles fraudam processo licitatórios.

A afirmação é do procurador de justiça cível Nelson Medrado, coordenador do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e Corrupção (NCIC), do Ministério Público do Estado.

Ele acrescenta: “O primeiro movimento para poder fraudar as contas públicas é não ter transparência. Nós notamos que os prefeitos estão contratando empresas, porque estamos ameaçando processá-los. Eles contratam empresas para manter o Portal da Transparência. E a empresa contratada não mantém o Portal da Transparência. Não ter o portal é o primeiro passo para a improbidade. E nenhum município do Estado do Pará atende todas as exigências legais para um Portal da Transparênc…

Residencial Salvação: beneficiários começam a assinar contratos

Imagem
Nesta segunda-feira (21/12), no Espaço Pérola,Parque da Cidade, iniciou a assinatura de contratos dos beneficiários contemplados com unidades habitacionais no Residencial Salvação. O ato de assinatura está sendo realizado sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais (NGO).

Os beneficiários devem ficar atentos as listas divulgadasna última sexta-feira (18/12), que contêm os nomes e os respectivos endereços. Elas indicam quais os dias que cada beneficiário deve ir ao Espaço Pérola, munido de documentos pessoais e acompanhado do  cônjuge (caso seja casado), para assinar o contrato.


Informações da PMS

Pará: Governo ofertará 18 concursos em 2016

Imagem
O Governo do Pará abrirá concurso público para o provimento de vagas em diversos órgãos da administração direta e indireta. Ao todo, serão dezoito até o final de 2016, sendo oito no primeiro semestre e dez no segundo. Os concursos foram reprogramados para o ano que vem, já que o Estado atingiu o limite prudencial de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2015.

De acordo com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, a realização dos concursos também cumpre os Termos de Ajustes de Conduta (TAC) firmados com o Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho, que prevêm a substituição dos servidores temporários por efetivos. "Estamos dando continuidade à política de renovação da força de trabalho e profissionalização dos órgãos do Estado, que desde 2011 já efetivou aproximadamente 14 mil concursados”, afirma.

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Fundação Centro de Hemoterapi…

Setor rural é atividade principal para 57,3% dos municípios, aponta pesquisa

Imagem
A agropecuária foi a atividade predominante na economia de 57,3% dos municípios brasileiros, segundo pesquisa do IBGE divulgada na última sexta-feira, 18. Os resultados mostram como a agricultura é importante como fonte de renda, empregos e desenvolvimento regional para uma grande parte da população brasileira. Indicam ainda que muitos municípios têm suas atividades econômicas como o comércio, serviços e atividades industriais voltadas para a agropecuária.

Segundo a pesquisa, o município de São Desidério (BA) liderou o setor em 2013. Ele era o maior produtor de algodão herbáceo do país. Além disso, também tinha na agricultura irrigada a base de sua economia.

Em seguida, aparece Rio Verde (GO). Sorriso (MT), maior produtor nacional de soja e milho, ficou na terceira posição.

Uepa convoca alunos para realização de matrícula em cursos

Imagem
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) convoca os candidatos aprovados na 1ª Chamada dos Processos Seletivos 2016 (Prise – 3ª etapa e Prosel), e demais alunos, para realização da matrícula nos cursos.Leia maisAQUI

A solicitação de matrícula será realizada, exclusivamente, no Sistema de Matrícula disponível no endereço eletrônico www.uepa.br conforme os prazos estabelecidos pela instituição.

Informa- ções adicionais poderão ser obtidas por meio do telefone: 3299-2216.

Fonte:IOEPA (21/12/2015)