Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2012

O PNE e a Confederação Nacional dos Municípios

A Câmara dos Deputados aprovou no final da tarde de ontem (13) o Plano Nacional de Educação (PNE) previsto no Projeto de Lei (PL) 8.035/2010. O PNE determina 20 metas para que União, Estados e Municípios busquem melhorias na Educação do país. O municípios terão dez anos, a partir da publicação da lei para atender o Plano. A Confederaḉão Nacional dos Municípios alerta os prefeitos para duas metas previstas no plano: A primeira trata do atendimento nas creches e na pré-escola. Segundo o PNE, os Municípios terão de atender 50% de crianças entre zero e três anos nas creches, até o final dos anos, e 100% dos alunos de quatro a cinco anos na pré-escola, até 2016.
Na meta número seis, o Plano determina que 25% dos alunos da educação básica, em 50% das escolas públicas, tenham educação em tempo integral, ou seja, mais de 7h de aulas e atividades. A preocupação do CNM é no impacto financeiro que o plano irá provocar nos cofres municipais: R$ 26 bilhões em dez anos. A CNM não é contrária às meta…

Lá, sim. Aqui, não

Por: Ronaldo Campos
Justiça seja feita e reconhecida. Santarém desenvolveu num dos períodos mais negros da vida brasileira, na ditadura militar (1964/1985) “implantação do 8° BEC, abertura das rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá (inacabadas), hidroelétrica de Curuá Una, Cais do Porto e de contenção em frente à cidade, hoje orla, e Aeroporto. De lá prá cá, pouco a contabilizar. Os municípios do oeste paraense, a exemplo de outros que conquistaram, têm todos os motivos para continuar a lutar pela emancipação política da região, para transformar em estado. O sul do Pará, uma das mais ricas do estado, com todos os municípios com energia de Tucurui, centenas de indústrias, onde se situa o complexo mineral da Vale do Rio Doce (um dos maiores do mundo), parece ser mais bem tratado. Semana passada, o governo do estado iniciou obras de recuperação da PA-279 (240km), entrecortando 5 municípios, com pavimentação asfáltica. Nada contra, mas o governador devia fazer o mesmo na PA-254 (Calha N…

"Desfazer esse governo para começar um novo, seria um suicídio político"

Imagem
[caption id="attachment_14135" align="alignleft" width="106" caption="Nelson Vinencci"][/caption]
Por: Nelson Vinencci. Blog espalha Brasa
Ninguém pode ser tão ignorante ao ponto de não perceber os avanços do Governo do PT, na figura da prefeita Maria do Carmo. Santarém saiu de uma situação de calamidade pública, para uma posição hoje considerada muito boa.
Claro que não em todas as áreas, mas nas essenciais, o Governo Maria do Carmo foi muito competente e deixa Santarém em pleno avanço significativo, tanto na educação, quanto na saúde, no transporte, posso afirmar sem medo, que crescemos muito.
A grande aliança feita, aí eu tenho que tirar o chapéu para Everaldo Martins PT, Osmando Figueiredo PDT e Antônio Rocha PMDB, que integram a base estrutural de governabilidade de Santarém nestes oito anos, com muito sucesso.
A participação dos partidos nanicos, todos contribuíram, inclusive a oposição que foi perseguidora, muitas das vezes exagerada, mas não …

Inscrições para o ENEM terminam nesta sexta (15)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terminam amanhã (15). Os interessados devem acessar o site http://www.enem.inep.gov.br até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), oPrograma Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteirasdo Governo Federal.

Moradores do santarenzinho criam conselho comunitário

Diante da situação de abandono em que se encontra o Bairro do Santarenzinho, lideranças comunitárias do bairro, há dois anos vêm discutindo a criação de uma entidade que possa organizar o povo (como já foi no passado) e, com isso ter a força necessária para cobrar das autoridades o que é direito da população. A idéia surgiu devido à situação em que se encontra a Associação dos Moradores do Bairro, desestruturada sem participação popular, dificultando assim conquistas saudáveis para o bairro, cujas ruas estão intrafegáveis, causando desconforto tanto aos moradores quanto aos que visitam o bairro. As discussões evoluíram e decidiu-se pela criação do CONSELHO COMUNITÁRIO DO BAIRRO DO SANTARENZINHO.
A data de fundação do Conselho será no sábado, 16 de junho, às 15 horas, no Barracão do antigo Centro de Saneamento, situado à Rua 13 de Maio nº 204. Trata-se de uma entidade apartidária, independente de credo religioso, com finalidades filantrópicas, assistenciais, educacionais e culturais, se…