Postagens

Mostrando postagens de Abril 21, 2011

Brasília: acelerado crescimento urbano.

As áreas urbanas de Brasília vão mudar consideravelmente nos próximos anos. A tendência, de acordo com o professor de geografia da Universidade de Brasília Aldo Paviani é que, com o crescimento acelerado da população e a especulação imobiliária, as cidades acabem formando uma só região metropolitana, assim como ocorre em São Paulo e Belo Horizonte.
"Brasília é uma cidade polinucleada, ou seja tem um núcleo central, que é o Plano Piloto, e outros núcleos múltiplos [regiões administrativas]. Ultimamente o que se nota é o que em geografia urbana se chama de conurbação, que é o emendamento de dois ou mais núcleos", afirmou.
Segundo ele, cidades como Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e mais recentemente o Guará já estão passando por esse processo. "Antigamente tinha-se uma delimitação entre um espaço e outro. [Com o processo de conurbação] perde-se qualidade de vida."
Para Paviani, não há nenhuma vantagem no polinucleamento e na conurbação, pois a maioria dos …

Novas espécies de peixes são encontradas no Rio Madeira.

Quarenta novas espécies de peixes foram encontradas no Rio Madeira, um dos afluentes do rio Amazonas, em um estudo realizado pela empresa Santo Antônio Energia. Além disso, 777 tipos de peixes - inclusive os novos - foram listados no local.
A pesquisa faz parte do Programa de Conservação de Ictiofauna (peixes de uma determinada região biogeográfica), do Projeto Básico Ambiental, que precisa ser seguido para que a Santo Antônio Energia comece a operar a hidrelétrica Santo Antônio.
A hidrelétrica está sendo instalada há dois anos na região e já tem duas licenças ambientais concedidas pelo Ibama: a licença prévia e a de instalação. Para começar as operações, a Santo Antônio precisa ainda da licença de operação. As pesquisas foram realizadas em parceria com o laboratório de ictiofauna e pesca da Universidade de Rondônia (Unir).
"O Rio Madeira está sendo estudado há anos e até 2008, quando obtemos a primeira licença, listamos 400 espécies de peixes", disse o biólogo e coordenador de…

Santarém: Escola da floresta é apresentada em encontro nacional.

Imagem
[caption id="attachment_4323" align="alignleft" width="250" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

A experiência inovadora da Escola da Floresta foi apresentada no V Encontro da Rede de Cidades Educadoras, realizada no período de 11 a 17 deste mês em Sorocaba - São Paulo.
Com o tema "Aprender nas cidades, com a cidade", o evento contou com a participação de 12, das 14 cidades brasileiras associadas à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), além de representantes da área educacional de outros 26 municípios de oito estados brasileiros.
Segundo a coordenadora da Escola da Floresta, Clarice Rebelo, as ações voltadas para a preservação do meio ambiente foram destaque no encontro. “A Escola da Floresta é uma ação inovadora da Prefeitura de Santarém. As crianças aprendem bem pertinho da natureza as melhores formas de preservar”, enfatizou a coordenadora durante o evento.
A Escola da Floresta está localizada comunidad…

Casos de dengue diminuem no Pará.

A dengue já matou oito pessoas em todo o Pará. Os óbitos aconteceram em Belém (3), Pacajá (2), Santarém (1), Soure (1) e Tucuruí (1). Oito mortes continuam sendo investigadas. Também já foram confirmados 16 casos de dengue tipo 4 (DENV4), sendo 15 em Belém e um em Ananindeua, segundo o 9º Informe da Situação da Dengue no Pará divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ontem (19).
No entanto, o informe aponta tendência de queda no número de casos notificados e confirmados. De 1º de janeiro a 16 de abril, foram notificados 13.081 casos da doença, dos quais 5.178 foram confirmados.
Os municípios com mais casos notificados são Belém (1.391), Santarém (1.118), Altamira (760), Parauapebas (743), Marabá (666), Marituba (420), Tucuruí (414) e Novo Progresso (402). Os com maior número de casos confirmados são Altamira (540), Santarém (421), Tucuruí (367), Novo Progresso (354) e Paragominas (267).
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Sespa, Carl…