Casos de dengue diminuem no Pará.

A dengue já matou oito pessoas em todo o Pará. Os óbitos aconteceram em Belém (3), Pacajá (2), Santarém (1), Soure (1) e Tucuruí (1). Oito mortes continuam sendo investigadas. Também já foram confirmados 16 casos de dengue tipo 4 (DENV4), sendo 15 em Belém e um em Ananindeua, segundo o 9º Informe da Situação da Dengue no Pará divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ontem (19).


No entanto, o informe aponta tendência de queda no número de casos notificados e confirmados. De 1º de janeiro a 16 de abril, foram notificados 13.081 casos da doença, dos quais 5.178 foram confirmados.


Os municípios com mais casos notificados são Belém (1.391), Santarém (1.118), Altamira (760), Parauapebas (743), Marabá (666), Marituba (420), Tucuruí (414) e Novo Progresso (402). Os com maior número de casos confirmados são Altamira (540), Santarém (421), Tucuruí (367), Novo Progresso (354) e Paragominas (267).


Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Sespa, Carla Garcia, devem ficar em alerta os municípios de Altamira, Paragominas, Salinópolis, Soure e Tucuruí (médio risco), e São João do Araguaia e Novo Progresso (alto risco). Mas, segundo ela, “todos estão recebendo apoio técnico da Coordenação Estadual quanto ao controle químico e ações de Vigilância Epidemiológica para contenção e situação de alerta para ocorrência de surto”.


Os 15 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram nos bairros de Maracacuera, Águas Negras, Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em Ananindeua, o caso foi registrado no Coqueiro. Em todos os casos, os pacientes se recuperaram e não houve manifestações hemorrágicas.


Para minimizar o impacto da circulação do novo vírus, as vigilâncias epidemiológicas de Belém e Ananindeua realizaram investigação de campo para avaliação dos casos e determinação da amplitude da circulação viral, identificando onde os pacientes se infectaram e intensificando o combate ao mosquito adulto e às larvas nessas áreas.


Segundo os dados oficiais, até agora foram internadas 415 pessoas com suspeita de dengue com complicação, das quais nove continuam sob avaliação médica. (Diario do Pará).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural