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Mostrando postagens de novembro 25, 2013

Lei de Gestão Democrática é aprovada pela Câmara municipal

Em sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 25, a Câmara Municipal de Santarém aprovou a Lei de Gestão Democrática. A Lei tem como proposta autorizar a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a realizar eleições para a escolha de Diretor e vice-diretor. Para os vereadores, cabe agora a comunidade escolar escolher a melhor proposta e acompanhar a execução do plano de Gestão do Diretor e vice-diretor eleitos, assim que forem eleitos. O Objetivo da Lei é proteger o educador, e possibilitar maior transparência na administração escolar. A eleição direta, segundo os vereadores, pelo menos em tese, elimina a possibilidade de se perpetuarem os abusos e atitudes autoritárias de diretores nomeados. Um dos pontos mais polêmicos Lei, diz respeito a prerrogativa que professores temporários têm para concorrer ao pleito, da mesma forma que os efetivos e concursados. A oposição se manifestou contrária a esta prerrogativa, mas foi voto vencido. No entendimento da maioria da categoria d

Tablets para professores

O Ministério da Educação (MEC) vai começar a distribuir tablets a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas em 2014. O anúncio foi feito hoje (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, os professores deverão ser capacitados para usar o equipamento também no ano que vem. A intenção da pasta é que todos os professores da rede pública tenham o próprio tablet. A distribuição começou com os professores do ensino médio. O educador tem acesso pelo tablet a conteúdos específicos, cujo objetivo é tornar as aulas mais atraentes. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram comprados mais de 460 mil tabletspara professores do ensino médio. Ainda não há previsão de quantos professores do ensino fundamental serão contemplados em 2014. De acordo com dados do Censo de 2012, são mais de 800 mil professores na etapa. Para adquirir os tablets, os estados incluem o pedido de aquisição na adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR).

Ensino público tem a pior média no Enem 2012

De acordo com dados do MEC,  a rede estadual de ensino público tem a pior média geral em todas as áreas de conhecimento que foram avaliadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012. Na comparação com as escolas federais, municipais e particulares, as instituições da rede estadual de ensino também têm as piores notas em redação. A média geral dos alunos matriculados na rede estadual que fizeram o Enem em 2102 foi de 491,41 pontos. A nota é quase 20% menor que a maior média, 613,07 pontos, conseguida pelos alunos da rede federal de ensino. Nas provas objetivas, o desempenho dos estudantes das escolas estaduais também foi pior. Em Matemática, por exemplo, a média foi de 491,18 pontos. A maior nota foi conseguida pelos alunos da rede federal, que alcançou média de 625,24. Leia mais AQUI

Comissão vota parecer com mudanças no ensino médio

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reformulação do ensino médio reúne-se nesta terça-feira (26) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Wilson Filho (PTB-PB). O texto foi apresentado na semana passada e deve ser votado na reunião de amanhã. O relatório reorganiza o currículo do ensino médio por áreas (linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas) e inclui diversos temas transversais, como prevenção ao uso de drogas e álcool, educação sexual e noções básicas da Constituição e do Código de Defesa do Consumidor. Informações da Agẽncia Câmara

Uepa disponibiliza gabarito do Prise e Prosel

Blog Quarto Poder Os gabaritos e os boletins de questões da primeira fase do  Processos  Seletivos 2014 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram disponibilizados no  site da instituição  nesta segunda-feira (25). O primeiro dia de prova foi considerado tranquilo pela coordenação do certame. Foram registrados 9.042 faltosos, dos 74.858 candidatos  aptos  a realizar a prova objetiva no domingo (24). Os candidatos tiveram cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. Fases - O segundo dia de prova da Uepa ocorreu hoje (25), de 8h às 13h. Cerca de 45.267 candidatos concorreram a 3.106 vagas em 24 cursos de  graduação . A terceira e última fase dos Processos Seletivos 2014 será realizada no dia 15 dezembro, com 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Os candidatos do Prosel que não al

MEC institui Pacto Nacional pelo Ensino Médio

Agência Brasil O Ministério da Educação instituiu hoje (25) o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pelo qual a pasta e as secretarias estaduais e distrital de Educação se comprometem a valorizar a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, tanto em áreas rurais quanto urbanas. A portaria que detalha o pacto e define as diretrizes gerais, as condições e os critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União . Segundo o documento as ações do pacto têm o objetivo de "contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio”. A portaria estabelece que o ministério prestará apoio

Inclusão do crime de Bullying no código penal

Da Agência Câmara A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última quarta-feira (20) proposta que inclui no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) o crime de intimidação vexatória (ou bullying). O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao Projeto de Lei 1011/11, do deputado Fábio Faria (PSD-RN). O projeto original falava em intimidação escolar, porém o relator considera o termo intimidação vexatória mais abrangente. “A incidência dessas agressões não se dá exclusivamente no interior de estabelecimentos escolares”, argumenta. Pela proposta, o crime consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada. A pena prevista é de detenção de um a três anos e multa. Se o crime ocorrer em ambiente escolar, a pena será aumentada em 50%. Cyberbullying Se o crime for praticado por meio de comunicação (prática conhecida como cyberbu