Postagens

Mostrando postagens de janeiro 14, 2013

Sespa alerta municípios do Oeste do PA

A Sespa divulgou ontem (14) um alerta aos profissionais de saúde da região Oeste do Pará, sobre os sinais e sintomas de hantavirose. Nos últimos três anos foram registrados 17 óbitos por hantavirose no Pará, sendo 14 em Novo Progresso, um em Oriximiná e dois em Itaituba , todos na zona rural. A situação continua preocupante nesses municípios, e está se agravando em Santarém , Mojuí dos Campos, Belterra e Trairão, devido ao aumento na produção de grãos e pastagens, que atraem roedores silvestres. Nos municípios de Trairão e Rurópolis um inquérito sorológico também apontou a circulação do vírus em humanos. No Pará, a média é de 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas, que são febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca, mal estar geral e dificuldade respiratória, que aparece rapidamente. A doença pode ser confundida com dengue, leptospirose, hepatite, malária e outras doenças íctero-hemorrágicas, necessitando de diagnóstico clínico e laboratorial realizado por profissi

Ufopa inicia período de matrículas

Candidatos aprovados em primeira convocação no Processo Seletivo Regular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) devem ficar atentos aos prazos para realização da habilitação e matrícula, que se iniciam nesta segunda-feira, 14, e seguem até a próxima sexta-feira, 18. Leia Mais

Listão de aprovados

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga amanhã, 15, o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2013 . Este ano, mais de 106,6 mil candidatos participaram do certame, realizado em três etapas, em busca das 3.262 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo (Prosel) e pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise), em 23 cursos de graduação.  (AP)

MP discute qualidade dos serviços de internet em Santarém

Ministério Público do Pará O Ministério Público do Estado em Santarém realiza no próximo dia 31 de janeiro, às 8h30, audiência pública para discutir a qualidade dos serviços de internet e telefonia celular em Santarém. A audiência será no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), que juntamente com o Sindicato do Comércio Lojista de Santarém, acionou o MP com relação aos prejuízos causados pela interrupção do serviço na cidade. O promotor de justiça Samuel Furtado presidirá o evento. No mês de dezembro de 2012, representantes da ACES e do Sindlojas entregaram ao promotor de justiça Samuel Furtado o estudo de avaliação da qualidade dos serviços de internet em Santarém, e os prejuízos causados pelas constantes interrupções. O estudo apontou o desperdício de 5.462,19 horas sem acesso à internet nos últimos seis meses. A intenção do promotor Samuel Furtado é propor ao final do procedimento, um Termo de Ajuste de Conduta para a melhoria do serviço. Mais detalhes:

Desconto no IPVA

Da Agência Pará Termina nesta terça-feira,15 de janeiro , o prazo para descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores  (IPVA) aos  proprietários de carros com finais de placas 41 a  61 . A data do licenciamento destes veículos junto ao Detran é dia 15 de março. Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10%  para quem não  recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações, lembrando que esse desconto não é cumulativo.

Redução de 20,2% na tarifa de energia

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros. A lei foi publicada na edição desta segunda-feira (14) do "Diário Oficial da União". De acordo com cálculos do governo federal, as medidas previstas na lei vão levar a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro. (G1)