Postagens

Mostrando postagens de Novembro 11, 2015

Médico santareno lança livro: "Paradô" relata experiências de médico nointerior da Amazônia

Imagem
Por: Dannie Oliveira*

Na língua Zoé, a palavra ‘Paradô’ quer dizer reunião, conversa. Na prática, o povo indígena, sempre que necessário, se reúne em pequenos ou em grandes grupos para dialogar e durante esse momento gesticulam, argumentam, contam histórias.

“Paradô: histórias vividas por um neurocirurgião da Amazônia’ também é o título do livro do médico neurocirurgião Erik Jennings que será lançado no sábado, 14, no VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas, que está acontecendo no Parque da Cidade.

Seja atuando junto aos indígenas ou ainda nos hospitais, Erik se viu envolvido nas histórias de seus pacientes e todas elas serviram como verdadeiras lições de vida, coragem e humildade. Para além de entender a medicina, exercê-la em uma área tão rica e heterogênea como a Amazônia requer compreender suas matizes, seus costumes e crenças. E assim, a partir de todos os relatos fantásticos e desafios, o médico percebeu a necessidade de fazer seu “Paradô’ a sua própria conversa e escrita.

O livr…

Denúncia sobre consumo de drogas no Parque da Cidade

Imagem
O vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) externou, na tribuna da Câmara, em sessão desta quarta-feira, 11, sua preocupação em relação à segurança pública no município. Segundo o parlamentar, no sábado (8), uma professora o abordou informando-lhe sobre o consumo de drogas, em plena luz do dia, no Parque da Cidade. As informações, segundo o vereador,  foram repassadas por uma pessoa idônea e que descreveu o fato com  detalhes, causando preocupação ao parlamentar .

Ronan vai encaminhar requerimento à Polícia Militar para que a denúncia seja apurada, além de pedir que a PM  mantenha a segurança pública no parque da cidade de forma mais extensiva . Ele recordou que a imprensa local denunciou recentemente a ocorrência de consumo de drogas na Orla da Cidade, um local aberto ao público. Para o parlamentar, essa mesma prática no parque da cidade precisa ser evitada .

Ainda segundo o vereador, esses fatos reforçam a necessidade urgente da criação da Guarda Municipal, medida que tem cobrado da atual…

Santarém recebe o monólogo “Exagero Total”

Imagem
Neste sábado (14),  o grupo de teatro Faces apresenta o espetáculo “Exagero total”, no Theatro Victória, às 20h, com classificação indicativa de 14 anos.

“Exagero total” é ummonólgo interpretado pelo ator George Pisa. O espetáculo, cujo texto é do ator Paulo Gustavo, protagonista do filme“Vai que cola”, em cartaz nos cinemas, tem como personagem Norminha, uma dona de casa divorciada que não se conforma com a separação, sem medo de falar o que pensa, e com um jeito de encrenqueira.

Os ingressos custam apenas 10 reais, inteira, e estudante, R$ 5,00, e podem ser adquiridos na sala de teatro da Pastoral do Menor, em horário comercial.

A peça está sendo dirigida por Fredson Oliver.

Corpo de Bombeiros abre inscrições para concurso

Imagem
A partir desta quarta-feira, 11, estão abertas as inscrições para o concurso público para o Corpo de Bombeiros Militares do Pará. O Certame oferta 330 vagas para os cargos de praça e oficial combatentes, com rendimentos que podem chegar a R$ 5.496,59.

As inscrições podem ser feitas através do site da Consulplan, realizadora do concurso.

Professores da Ufopa descobrem nova espécie de peixe

Imagem
Professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) descobriram uma nova espécie de peixe, denominada Bryconops munduruku,em um igarapé situado na Floresta Nacional do Tapajós. De pequeno porte, a nova espécie foi encontrada no igarapé Açu, pertencente à bacia do rio Tapajós, próximo ao município de Aveiro (PA). A descoberta foi publicada, por meio de artigo científico, na edição de maio do jornal internacional Zootaxa, publicação referência em taxonomia animal.

As coletas realizadas nos igarapés da Flona Tapajós também permitiram a descoberta de outras novas espécies de peixes, que serão descritas futuramente

TSE aprova calendário eleitoral das eleições municipais de 2016

As datas do processo eleitoral previsto para 2016, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos Municípios brasileiros, foram aprovadas nesta terça-feira, 10 de novembro, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Calendário 2016 define as datas que devem ser respeitadas pelos partidos políticos, candidatos, eleitores e pela Justiça Eleitoral.

O calendário aprovado reflete as alterações promovidas pela Lei 13.165/15 que alterou o tempo de duração do processo eleitoral ao modificar o período das convenções partidárias, a data limite para o registro dos candidatos e o período das propagandas eleitorais, entre outras mudanças.

A eleição vai ocorrer no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, quando houver segundo turno. Para as eleições municipais, o segundo turno, só ocorre se a cidade possuir mais de 200 mil eleitores. Quem quiser ser candidato em 2016 precisa se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da …