Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 12, 2013

Educação aprova ensino integral para alunos da educação básica

Informações da Agência Câmara
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), proposta que institui ensino em período integral de, no mínimo, sete horas por dia para a educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio).
Pela proposta, o período integral deverá ser implantado de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE- PL 8035/10), já aprovado pela Câmara e atualmente em análise no Senado. O PNE estabelece como meta para os próximos dez anos a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos do ensino básico.
A carga horária mínima anual passará de 800 horas para 1.400 horas, distribuídas em 200 dias letivos para a educação básica. A proposta determina ainda que a jornada em tempo integral incluirá, além de cinco horas obrigatórias de efetivo trabalho em sala de aula, atividades extracurriculares culturais, recreativas, artísticas, esportivas e de acompanhamento pedagógico, a critéri…

V Mostra do projeto "Da Arte para Diversidade"

Hoje, 13, a partir das 8h, a Divisão da Educação Especial/Inclusiva, ligada a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apresenta a V Mostra do Projeto Cultural: "Da Arte para Diversidade".
Em torno de 70 alunos com deficiências diversas, matriculados em escolas da rede pública municipal, atendidos pela educação especial, apresentarão seus talentos artísticos através da dança, música e teatro.
Segundo a professora Gilma da Silva Pereira Rocha, coordenadora da Divisão de Educação Especial/Inclusiva, a mostra tem por objetivo desenvolver as habilidades artísticas dos alunos com necessidades educacionais especiais, demonstrando para a sociedade suas capacidades e potencialidades.
O evento, aberto ao público, acontecerá na Casa de Cultura.

EGPA é crendenciada como instituição de ensino superior

O Conselho Estadual de Educação (CEE), aprovou hoje,12, por unanimidade, o credenciamento da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) como instituição de ensino superior .
Com isso, a EGPA vai dar início à implementação do Instituto, que ofertará para os servidores públicos, cursos de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, totalmente chancelados pelo Estado, como já ocorre com os cursos da Uepa e Fundação Carlos Gomes.
Como instituição de ensino superior, a autarquia abrigará o Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo (Iseg/PA), o qual vai ofertar inicialmente o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, o curso técnico em Secretaria Escolar e o curso de segunda Licenciatura plena em língua espanhola, além de pós-graduações (lato senso) em várias especificidades da gestão pública.
Leia Mais em:Aprovado credenciamento da EGPA como instituição de ensino superior

Concurso público da Ufopa: Provas ocorrem dia 15

Serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2013 as provas do Concurso Público para provimento de cargos técnico-administrativos em educação para o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
As provas serão realizadas no horário de 8h às 12h, observado o horário de Santarém, em 31 locais: 1 em Juruti, 1 Óbidos, 1 em Oriximiná e 28 em Santarém, dos quais 4 serão nas instalações da UFOPA. Os candidatos devem chegar aos locais de prova com 1 hora de antecedência. Cada candidato pode confirmar  seu local de prova através da página da Fadesp (concursos.fadesp.org.br), utilizando seu login e sua senha.
O certame oferece um total de 160 vagas para atuação nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná, sendo 111 vagas para cargos de Nível D (médio) e 49 para cargos de Nível E (superior).
Informações: Ufopa

Professores são premiados

O Ministério da Educação (MEC) entregou hoje (12) os prêmios aos vencedores do 7º Prêmio Professores do Brasil, que reconhece o mérito dos profissionais da rede pública de ensino. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os escolhidos são educadores que, com iniciativas simples, fazem a diferença na sala de aula.
O Prêmio Professores do Brasil tem como objetivo resgatar e valorizar o papel dos profissionais de ensino como agentes no processo de formação do cidadão e dar visibilidade às experiências pedagógicas, que podem ser replicadas por outros professores e inseridas no sistema de ensino.

Espetáculo Inédito no Theatro Victória: "Noite das Ilusões"

Imagem
Com base na obra, "Tia Margarete" do dramaturgo Leonardo Alkmin, a Cia de Teatro Caras & Caretas, apresenta o espetáculo, Noite das Ilusões.  O trabalho inédito será apresentado na Sala Cultural, do Theatro Victória, às 20h, nos dias 14 e 15 de dezembro.
Segundo o coordenador do espetáculo, Antonio Laerte, “o gênero teatral é uma comédia dramática que mostra que a ilusão pode se confundir com a realidade,  quando o desejo extrapola as fronteiras do possível”.