Postagens

Mostrando postagens de Maio 25, 2011

Educadores discutem Bullying nas escolas.‏

Imagem
Hoje (25), na Casa da Cultura, educadores, gestores e acadêmicos participaram do II Colóquio de Enfrentamento ao Bullying nas Escolas de Santarém, promovido pela Prefeitura de   Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Observatório de Violências nas Escolas/UCB/UNESCO.Durante o encontro a titutar da Semed, Lucineide Pinheiro, abordou as causas, conseqüências e principalmente o trabalho das escolas no combate desse tipo de violência. “As crianças e adolescentes que sofrem com o bullying podem ser depressivas e apresentar um baixo rendimento escolar. Os pais devem enfatizar a cultura da paz em suas casas, pois o comportamento no convívio familiar reflete nos espaços escolares” destaca.Para a gestora Rizete Maria, o trabalho nas escolas resgata o respeito mútuo entre crianças e adolescentes. Ela afirma que o educador e gestor têm o papel de mostrar e identificar os tipos de violência que ocorre entre os educandos, para que a escola seja somente um espaço d…

Críticas ao Código Florestal.

Ambientalistas criticaram nesta quarta-feira (25) as alterações aprovadas nesta madrugada pela Câmara dos Deputados no novo Código Florestal e defenderam o poder de veto ao projeto pela presidente Dilma Rousseff, caso a proposta seja mantida no Senado.
“O que a Câmara aprovou equivale a uma revogação do Código Florestal. É de alta irresponsabilidade o que a Casa decidiu. Vendeu o seu próprio peixe para a galera ruralista, colocando a presidente em uma posição de ter que vetar”, criticou Márcio Santilli, sócio-fundador e coordenador do programa de política e de direito da ONG Instituto Socioambiental.
Leia mais no G1

Estado do Tapajós: Comissão aprova plebiscito.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta manhã o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de decreto legislativo que prevê a convocação de um plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós.
Único voto contrário, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que precisaria ter mais informações sobre a região, antes de decidir pelo desmembramento dos municípios. "Considero que a divisão de território deveria ser objeto de estudos apurados sobre sua viabilidade econômica", alegou.
O relator Vital do Rego (PMDB-PB) informou que existe o parecer de uma comissão do Senado favorável à criação do novo Estado, dada a distância de Tapajós da capital do Estado, Belém, e devido ao fato de aquelas localidades já funcionarem como uma nova unidade da Federação.
A matéria deve seguir para apreciação e votação na casa.

Aprovação do Código Florestal representa a primeira derrota do governo Dilma.

A Emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que libera plantações e pastos feitos em áreas de preservação permanente (APPs) até julho de 2008, foi aprovada pela Câmara, no começo da madrugada de hoje (25), por 273 votos favoráveis, 182 contrários e 2 abstenções. Na prática ela anistia quem desmatou, o que não é aceito pelo governo.
Além disso, a emenda transfere para estados e o Distrito Federal, em conjunto com a União, o direito de também legislar sobre meio ambiente. A 164 foi negociada com o PMDB e a oposição na semana passada em troca da emenda 183 apresentada pela oposição no último dia 11.
A Emenda 164 altera o Artigo 8º da texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que estabelece que a intervenção ou supressão de vegetação em APPs, e a manutenção de atividades consolidadas até 22 de julho de 2008, ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas em lei, bem como nas atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e tu…

Santarém: Prefeita em Brasília.

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, está em Brasília onde participou ontem, juntamente com o deputado federal, José Geraldo (PT), de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na pauta, o asfaltamento da BR 230 (Transamazônica), BR 163 (Santarém/Cuiabá), e assuntos relacionados a adequações, licenciamentos e novas licitações. Logo mais, às 18h, a prefeita de Santarém reúne com o diretor geral do DNIT, Antonio Pagot.
Na capital federal, ainda ontem, Maria do Carmo fez articulações junto a lideranças do PT e PSOL no Senado, pedindo apoio para a aprovação do plebiscito para a criação do estado do Tapajós, que está na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para ser votado hoje, 25 de maio.
PMS