Postagens

Mostrando postagens de dezembro 3, 2015

Jornalista santareno vence Prêmio Fiepa de Jornalismo

Imagem
Pelo segundo ano consecutivo, o blogueiro, jornalista e um dos editores do Jornal Tapajós Agora, Jeso Carneiro, venceu o Prêmio Fiepa de Jornalismo 2015. Nesta edição, ganhou na categoria melhor reportagem do ano web.  A reportagem, "Pará aposta na tecnologia para voltar a liderar a exportação de castanha do país" , garantiu o prêmio ao jornalista santareno. Jeso concorreu com reportagens do Diário do Pará e O Liberal.

Ufopa: Inscrições para mestrado seguem até o dia 7 de dezembro

Imagem
As inscrições para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), da Universidade Federal do Oeste do Pará, seguem até o próximo dia 7. A área de concentração do programa é Ciência e Tecnologia das Águas Interiores Amazônicas, que se divide em duas linhas de pesquisa: 1) Limnologia Amazônica; e 2) Conservação e Biodiversidade de Recursos Aquáticos Amazônicos. Serão ofertadas 15 vagas para a turma de 2016 e as provas de seleção serão realizadas em Santarém (PA), Belém (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).

MPF vai à Justiça para acelerar o tombamento de Fordlândia

Imagem
Foto/Fonte: http://osabicao.com.br/ O Ministério Público Federal iniciou processo judicial para tentar acelerar medidas de proteção para Fordlândia, a cidade construída por Henry Ford na Amazônia na década de 20 do século passado. A ação têm como réus o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) e o município de Aveiro, no oeste do Pará, onde está localizado o distrito. Nos últimos anos, diante da demora do Iphan em concluir o tombamento do local e da falta de cuidados da prefeitura, os prédios de Fordlândia vêm se deteriorando rapidamente. O MPF quer que a Justiça obrigue o Iphan a dar prioridade para o processo de tombamento de Fordlândia e o município de Aveiro a tomar medidas imediatas de proteção do conjunto arquitetônico. Fordlândia foi a primeira cidade empresa edificada na Amazônia, criada para garantir a lógica produtiva dos grandes projetos. O fundador da cidade é o mesmo da Ford Motors e criador da linha de montagem industrial. Construída nos

Zoeira no Tapajós

A Fundação Carlos Gomes e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém firmam convênio para cooperação técnica com o objetivo de realizar o projeto Zoeira no Tapajós. O projeto visa implantar um polo de musicalização na área rural da Comunidade de São Braz, em Santarém, e assim atender crianças (a partir dos 7 anos de idade), jovens, adultos e idosos alfabetizados. IOEPA (03/12/2015)