Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2011

Conquista Inédita: Independente é campeão paraense.

Imagem
Pela primeira vez em 99 edições, um clube do interior é campeão paraense. O Independente, de Tucuruí, venceu o Paysandu nos pênaltis por 3 a 0, neste domingo (26), no Estádio do Mangueirão, e levou a Taça Açaí.
Os dois times empataram em 3 a 3 em Belém, após 2 a 2 na semana passada. O Paysandu venceu o primeiro turno, e o Independente conquistou o segundo.
O Galo Elétrico chegou a virar a partida para 3 a 1 no primeiro tempo, mas cedeu o empate ao Papão aos 44 minutos da segunda etapa.
JB

Pará: Belo Monte, sangria fiscal permanecerá?

Se não houver, nos próximos anos, nenhuma mudança na legislação tributária, notadamente no tocante à cobrança do ICMS, o Estado do Pará vai perder integralmente a receita gerada pela energia da Hidrelétrica de Belo Monte, cuja construção deve ser iniciada em menos de um mês. Vai se repetir, assim, em escala ampliada, o fenômeno das perdas que o Pará já sofre hoje com parte da receita tributária da usina de Tucuruí, no rio Tocantins, em montante que pode ser estimado, com base nos números disponíveis, em mais de R$ 1 bilhão por ano.
Como Belo Monte terá capacidade de geração superior a Tucuruí e o Pará já conta hoje com grande volume de energia excedente, um cálculo ligeiro projeta em valor próximo de R$ 2 bilhões anuais o montante das perdas com ICMS que o Pará vai experimentar com a usina do Xingu. Nos dois casos – Tucuruí e Belo Monte –, o Pará deixa de arrecadar imposto sobre toda a energia comercializada para fora do Estado. A cobrança do ICMS, pelo que determina a l…