Postagens

Mostrando postagens de Maio 2, 2013

3ª roda de conversa do IHGTap

O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), realiza nesta sexta-feira, 03/05, no colégio São Francisco a I Roda de Conversa sobre História e Geografia, de 2013. O evento já faz parte do calendário de atividades do IHGTap, criado em março do ano passado com o objetivo de resgatar eventos históricos e preservar a memória da região oeste do Pará.
As "Rodas de Conversa" vem sendo realizadas desde o ano passado abordando sempre temas históricos através de bate-papos com estudiosos, sem o caráter de palestras, como forma de atrair o interesse pelo estudo dos temas.
Pesquisadores do instituto vão enfocar as primeiras viagens ao rio Tapajós por cientistas e navegadores europeus, a partir da análise de seus relatos em crônicas escritas onde apresentaram suas impressões sobre a região, nos primeiros anos de contato com nossa civilização.
Esta será a terceira edição do evento, tendo pela primeira vez a participação de uma escola, no caso a do São Francisco. O público-alvo prin…

Votos de protesto

Imagem
Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira, 30.04, votos de protesto contra a decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, que definiu o percentual de 12% de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais entre os Estados da Amazônia, penalizando o Pará.
A aprovação do requerimento se enquadra na estratégia de uma grande mobilização envolvendo o governo do Estado, bancadas parlamentares - senadores, deputados federais e estaduais do Estado do Pará - no sentido de pedir aos senadores a revisão da decisão aprovada na CAE.
O Pará será obrigado a praticar 7% de ICMS em suas transações comerciais. A aprovação de Emenda Substitutiva ao Projeto de Resolução nº. 1/2013, no Senado, ocorreu no último dia 24 de abril.
“Pela proposta, o Pará será o único Estado do Norte a ser tributado com alíquota de 7%, enquanto os outros Estados teriam uma tributação de 12%, prejudicando ainda mais a economia do Estado”, avaliou o…

Blogueiros reúnem amanhã (3)

Marcada para amanhã, 3, a Assembleia Geral Extraordinária de Constituição da Associação dos Blogueiros do Tapajós (ABT).
A reunião irá discutir e aprovar o estatuto da associação, além de promover a eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
Os interessados estão convidados a participar da assembleia, que ocorrerá às 19 horas na avenida Marechal Rondon, 2417, bairro de Aparecida, na cidade de Santarém.

Coleta de assinaturas

Imagem
[caption id="attachment_20431" align="alignleft" width="120"] Orlando Pereira[/caption]
Integrantes que coordenam o movimento pela criação do Estado do Tapajós estiveram em Óbidos lançando a campanha para coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular em favor da criação do novo estado. A meta é alcançar em torno de 1,5 milhão de assinaturas.
"O abaixo assinado tem o objetivo de recolher um milhão e meio de assinaturas e só assim não iremos depender do povo de Belém para alcançarmos o objetivo que é a criação do novo estado. Quando observamos que 96% do nosso povo da região disse sim a criação do novo estado, isto nos deu força para trabalharmos neste projeto de Lei de Iniciativa Popular (...)", afirmou em palestra, Orlando Pereira, um dos coordenadores do movimento.
Previstos na Constituição e no Regimento Interno da Câmara, os projetos de iniciativa popular são regulamentados pela Lei 9709/98, que também rege os plebiscitos e r…

Shopping inaugura em setembro de 2014

Imagem
A diretoria do Rio Tapajós Shopping mantém a data de inauguração do mais novo empreendimento de Santarém para 26 de setembro de 2014. Mesmo com o atraso no início das obras, o Shopping deve ficar pronto dois meses depois da Copa do Mundo de Futebol. O empreendimento enfrentou vários problemas por conta do licenciamento ambiental para o andamento das obras.
A construtora Franere informou que continua aguardando o licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para iniciar as obras do Rio Tapajós Shopping. Parte dos materiais que serão utilizados na obra já foram adquiridos e devem chegar em Santarém nos próximos dias. O empreendimento custará mais de R$ 100 milhões.
O lançamento oficial do empreendimento Rio Tapajós Shopping foi feito na noite do dia 29 de janeiro deste ano.
Informações: O Impacto