Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2011

OEA: Comissão dos direitos humanos pede suspensão do licenciamento em Belo Monte.

Fonte: Folha
O Ministério das Relações Exteriores classificou de "precipitadas e injustificáveis" as solicitações da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu (PA).
Na sexta-feira passada, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da organização aprovou medidas cautelares em favor das comunidades indígenas que habitam o rio.
A CIDH solicitou que o país "suspenda imediatamente o processo de licenciamento" do projeto de Belo Monte, e que "impeça a realização de qualquer obra material de execução" até sejam realizados processos de consulta às comunidades sobre o impacto das obras; o acesso dessas comunidades ao estudo de impacto ambiental, além da adoção de medidas para "proteger a vida e a integridade pessoal dos membros dos povos indígenas em isolamento voluntário" no Xingu.
A OEA também solicitou ao Brasil que, previamente às consultas, as comunidades in…

Campanha de vacinação contra gripe no Pará.

Agência Pará
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Imunização, informa que a 13ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe ocorrerá no período de 25 de abril e 13 de maio. A população atendida foi ampliada este ano. Agora, além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de seis meses até dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
A meta no Pará é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, estão previstas 1.085.320.00 doses para a campanha no território paraense.
O público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. A vacina distribuída protege contra os três principais vírus que circulam, entre eles o da gripe A.
As crianças vão receber duas doses da vacina e os demais apenas uma. A primeira será aplicada no período da campanha e a segunda 30 dias dep…

Câmara santarena realiza sessão especial.

Imagem
Realizada hoje (05/04) uma sessão especial na câmara de Santarém com a participação de Deputados do Amazonas (Sinésio Campos) e do Pará (Alexandre Von). Foram discutidas relações  culturais e comerciais visando estreitar os laços entre amazonenses e paraenses. O encontro acabou tendo  um valor simbólico, pois serviu para mostrar que através do diálogo político é possível estabelecer uma relação cordial com nossos irmãos do Amazonas.Essas divergências se acirraram a partir de uma expressão inadequada ,discriminatória  proferida  pelo prefeito de Manaus,  Amazonino Mendes, a uma paraense residente naquela cidade. Na ocasião do encontro , Alexandre Von, propôs a criação de um fórum permanente Pará e Amazonas.

Reivindicação: Professores municipais voltam a protestar.

Imagem
Professores municipais estão nesse momento em frente a câmara dos vereadores. Ainda sem receber, por uma decisão arbitrária do governo, tentam mais uma vez um acordo .Segundo o presidente do sindicato, Iracildo, se a situação persiste a categoria pode novamente  entrar em greve. O governo afirma na imprensa que o reajuste foi de 10%, o que não é verdade, o ganho real é de 3,5%. O s educadores sabem do compromisso de reposição dos dias letivos e em momento algum pensam em prejudicar os alunos, afirmar o presidente da categoria. Os professores esperam mais uma vez que o legislativo se sensibilize com a situação e intervenha na decisão da prefeitura de suspender o pagamento da classe.

Sony na mira de Hacker

Imagem
Fonte:techtudo
Desde o ano passado a Sony está envolvida em processos contra os hackers George “Geohot” Hotz e Graf Chokolo, este último menos divulgado, mas enquanto os dois hackers tem se defendido perante um tribunal conforme manda o figurino, o conhecido grupo chamado Anonymous está tomando as dores dos companheiros e declarando guerra contra e empresa.
A mensagem no site do grupo diz: “Parabéns, Sony. Você agora recebeu a total atenção do Anonymous. Suas recentes ações legais contra nossos companheiros hackers, Geohot e Graf Chokolo, não apenas nos alarmou, mas foram consideradas completamente imperdoáveis”.
Como mencionamos em outras ocasiões, foi realmente espantoso o nível de informação ao qual a empresa teve acesso, considerando que se tratava de um caso civil e não criminal, tendo quebrado a privacidade de milhares de usuários que meramente interagiram com os hackers de qualquer forma.
A Sony teve acesso aos IPs, números de conexão que permitem rastrear a localização …

Comissão da Amazônia discute novo código florestal.

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza nesta terça-feira (5) audiência pública para discutir o projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99 e outros). O presidente da comissão, deputado Gladson Cameli (PP-AC), sugeriu a audiência para obter esclarecimentos sobre as propostas de anistia de multas e demais sanções pelo desmatamento ilegal realizado por pequenos proprietários rurais.
“As normas ambientais do projeto de lei propiciam diversas interpretações, no que tange às penalidades aplicadas por parte dos órgãos competentes”, diz Gladson Cameli. O deputado quer discutir, em especial, a situação dos pequenos proprietários rurais da Região Amazônica.
Convidados
Também foram convidados para audiência:
- o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl;
- a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO);
- o presidente da Fed…

Pará: Assinado o termo de ampliação da internet banda larga.

Imagem
Elcione, Helder e o presidente da Telebrás, Rogério Santos (Foto: Divulgação)
O Pará Conectado é um novo conceito da Famep que cria um consórcio público com participação de todos os 143 municípios, Governo do Estado, em parceria com a Telebrás e com uma operadora que será definida pelo consórcio. O objetivo é chegar ao final de 2014 com todos os municípios conectados entre si e atendidos dentro do conceito de Cidades Digitais.
O termo permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos para a expansão de infraestrutura de telecomunicação e ampliação dos serviços de governo eletrônico, a integração e o compartilhamento dos serviços de rede digital entre os demais Estados da Federação e do Governo Federal para a utilização desses recursos e o fortalecimento e criação de alternativas de pontos de troca de tráfego estaduais.
(Texto e imagem: DOL)