Postagens

Mostrando postagens de Maio 26, 2014

PNE pode ser votado esta semana

Informações da Agência Câmara
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta semana propostas como o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com o texto aprovado na comissão especial que analisou o PNE (PL 8035/10), o novo plano valerá para os próximos dez anos, ao final dos quais o montante de recursos federais que deverá ser aplicado em educação pública será de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
O texto traz 20 metas para melhorar os índices educacionais brasileiros em uma década, entre as quais a universalização da educação infantil para crianças de 4 a 5 anos; e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
Conheças as metas do Plano de Educação

Mais de 18 milhões de estudantes participarão da 10ª Obmep nesta terça

Nesta terça-feira (27) mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participam da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a segunda fase, que ocorre no dia 13 setembro. (ABr)

Salão do livro do Baixo Amazonas: 7ª edição agendada para agosto

No Blog do Jeso
Definido o período da edição de número 7 do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas: de 22 a 31 de agosto, em Santarém.
O evento é organizado pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura), com apoio da Prefeitura de Santarém.
A Uepa (Universidade do Estado do Pará) e o IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós) serão convidados para dar suporte ao salão.
No ano passado, 20 instituições (públicas e privadas) apoiaram o evento.

Leituras obrigatórias são alteradas apenas na 1ª etapa

Fonte: UEPA
A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), reviu os conteúdos programáticos da disciplina de Literatura dos Processos Seletivos 2015 da Instituição. A pedido de representantes de escolas públicas e privadas, a Uepa alterou as leituras obrigatórias apenas na primeira etapa do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise), mantendo as mesmas leituras da seleção do ano passado nas segunda e terceira etapas.
Os Processos Seletivos 2015 da Uepa estão marcados para os dias 16 e 17 de novembro e 7 de dezembro. Na primeira etapa, os candidatos terão cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

A segunda etapa é composta por 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira. Já na terceira e última fase dos …

65% das escolas brasileiras não têm biblioteca

Imagem
Foto/Ilustração

Fonte: Todos pela Educação
Dados do Censo Escolar 2013 apontam que 65% de unidades de Ensino públicas e privadas no Brasil não têm bibliotecas. Desde 2010 existe uma lei que obriga todos os gestores a providenciar, até 2020, espaços estruturados de leitura em seus colégios. Apesar da lei em vigor, pouco se avançou.
Há também grande disparidade regional. Sul e Sudeste têm a maior concentração de bibliotecas, enquanto Norte e Nordeste enfrentam dificuldades. Rio Grande do Sul (63,41%), Minas Gerais (60,52%) e Paraná (58,05%) ocupam as três primeiras colocações; Acre (18,29%), Maranhão (13,88%) e Pará (15,83%), as últimas. O Rio está em sexto, com 46% de unidades equipadas. São Paulo tem só 24%, na 19ª colocação.
Mais detalhes AQUI

Censo escolar: Escolas devem informar dados até dia 28

Da Agência Pará
Os gestores das Unidades Regionais de Educação (URE’s) e das Unidades Seduc na Escola (USE's) e diretores das escolas estaduais tem até a próxima quarta-feira, dia 28, Dia Nacional do Censo Escolar, para a atualização dos dados dos alunos matriculados, em 2014,no Sistema de Informação de Gestão Escolar do Pará - SIGEP (antigo Sistema Acadêmico).
Na ocasião, os diretores e gestores terão que repassar todas as informações necessárias exigidas pelo sistema, para proceder com processo de migração. As informações serão encaminhadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério da Educação (INEP/MEC). O não cumprimento dessa atualização de dados até a data limite, acarretará na exclusão da escola do processo de migração. O Censo Escolar desse ano será on line em todo Território Nacional.