Postagens

Mostrando postagens de Julho 12, 2011

Pará, economia em crescimento.

O Pará teve, no primeiro semestre de 2011, um dos seus melhores resultados econômicos da história. Com um saldo (exportações menos importações) de US$ 7.131 bilhões, cerca de 95% maior que o valor registrado no ano passado, o Estado se manteve, ao longo dos seis primeiros meses, como o segundo com o melhor saldo no país. As exportações do minério de ferro, que fecharam o período em US$ 4.950 bilhões, alavancaram o resultado econômico do Estado. Leia matéria completa noDOL

Delegados do Pará discutem os efeitos da mudança no código penal.

Os delegados do Pará se encontrarão na próxima quarta-feira, dia 13, para discutirem os efeitos da Lei nº 12.403/11 que modifica pontos do Código de Processo Penal (Lei 689/41) sobre prisão, medidas cautelares e liberdade provisória. O debate ocorrerá no auditório A da Delegacia Geral, em Belém, às 9 horas.
As aplicações da nova lei e seus aspectos constitucionais serão debatidos pelo Dr. Marcus Alan de Melo Gomes, juiz titular da 9ª Vara Criminal, pelo Dr. Frederico Antônio Lima de Oliveira, promotor de justiça e pelo Dr. Roberto Pimentel, delegado de polícia aposentado.
A Lei nº 12.403/11 está em vigor desde o último dia 4. Ela afeta substancialmente o procedimento policial, uma vez que a partir de então os presos que cometeram crimes com pena prevista inferior a quatro anos não precisam mais esperar por julgamento na cadeia.
Esta será a segunda vez que o tema entra em pauta na Delegacia Geral. O primeiro debate sobre a mudança no Código de Processo Penal ocorreu entre os dias 20 e 21…

Discutir o nome e a Capital do futuro estado não é prioridade! Será?

É claro que é imprescindível criarmos primeiro o(s) Estado(s), redesenhando o mapa do Pará. É claro que sou a favor da criação de novas unidades federativas. Mas, é importante que nos perguntemos sobre o "POR QUE" de o Estado pretendido por nós, já vir denominado como "TAPAJOS" tendo como capital "SANTAREM". Quem decidiu? A Assembleia Legislativa? Não! Ao que se sabe não houve nenhuma consulta sobre nomes, verdade?
Aliás, se for oportuno, pode abordar logo no "Ariuca", nosso desapontamento. Já nasceremos recebendo "prato feito"?  Concordamos com tudo. Mas, porque não Estado do Rio Mar ou do Baixo Amazonas? não seriam mais abrangentes? E a Capital Santarém, há consenso?
Contiunue lendo

Incra promove modernização do Sistema Nacional de Cadastro Rural

Entre os dias 18 e 29 de julho o Incra realizará o recadastramento geral dos operadores do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). O objetivo é a implantação do Novo Módulo de Usuários, desenvolvido para ampliar a segurança das informações constantes no SNCR, que sistematiza a coleta, a pesquisa e o tratamento dos dados sobre o uso e a posse da terra no Brasil, contendo atualmente 5,5 milhões de imóveis cadastrados.

Em função das mudanças a serem implementadas, desta quarta-feira (13) até a sexta-feira (15), o sistema estará indisponível para consultas e operações. Nesses três dias, no entanto, a sociedade terá garantido o serviço de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que consiste no "documento de identidade" do imóvel. O acesso é feito pela internet, no endereço www.incra.gov.br.
Entre o público alvo do recadastramento estão os servidores que atuam no SNCR na sede do Incra, em Brasília (DF), nas superintendências regionais da autarquia …

Navegapará vai expandir rede em cinco municípios paraense.

Nesta segunda-feira (11), foi a vez do município de Castanhal, no nordeste do Pará, conhecer o projeto de expansão do Navegapará, denominado Novas Redes Metropolitanas (NRM). O município foi o quarto a receber a apresentação da Empresa de Processamento de Dados (Prodepa), após Santarém, Marabá e Altamira, mês passado.
Segundo o técnico de Suporte de Sistema e assessor da presidência da Prodepa, Ronaldo Conde, a expansão do programa de inclusão digital deverá acrescentar dez mil computadores conectados à rede. A conexão será de 1 Giga, que pode chegar a dez. Em Castanhal, o projeto foi apresentado aos representantes da comunidade de tecnologia de informação e comunicação.