Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2011

Poesia

Imagem
Paulo Paixão
Cantar a vida, a esperança e os amores!
Desde menino vivi num mundo
Repleto de vida...
Mundo exuberante, excitante...
Odores de flores, de terra,
De raízes, folhas... e de várzea.
Das várzeas, o vento trazia o cheiro
Do estrume de gado, das flores silvestres,
Dos igapós, mata, capins, águas e cipós.
Via ao longe o Amazonas e mais em casa
O Tapajós!
Nas enchentes, do alpendre, via os peixinhos
Em cardume e à noite, o lume dos vagalumes,
Disputando com estrelas cadentes
A admiração dos entes celestiais...
Juro (jamais minto) que já via anjos passeando
Nas nuvens, arcanjos tagarelando nos umbrais
E nos quintais, madrigais de meninos e meninas
E ninfas de rostos rosados circulando nos arraiais.
Andava com meu pai nas trilhas dos campos,
Ambos encantados com o matagal.
Imaginava que índios, nosso avós, por ali passaram
E louvaram O Deus Tupã, flecharam ou fizeram pão
De aipim e expulsaram, dos possuídos, todo o mal
E oraram...Sim, pois, o irmão índio também faz oração!
De Nossa Senhora da Conceição, as…

Manaus: Obras para copa a todo vapor.

Imagem
A Arena da Amazônia, estádio que vai re­ceber os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, já tem 100% das fun­dações do lado leste (lado da Con­stantino Nery) con­cluídas. Trata-se de um total de 1.049 es­tacas tipo hélice con­tínua com diâmetros de 30, 60 e 80 cen­tímetros e pro­fun­di­dade de aprox­i­mada­mente 20 m, ex­e­cu­tadas. Esta é a parte mais adi­antada do estádio, onde a ex­e­cução dos blocos de fun­dação já ap­re­senta avanço de 18%.
No lado oeste (próximo ao sam­bó­dromo), o pro­cesso de ter­raple­nagem está em fase final, com 95% dos tra­balhos ex­e­cu­tados e a parte de fun­dações prossegue com 192 es­tacas con­cluídas. Ao todo, será necessário ex­e­cutar 2.595 es­tacas em ambos os lados da Arena.
Em outra frente, a con­stru­tora já está pro­duzindo, desde abril, as estru­turas de con­creto da ar­quiban­cada in­fe­rior do lado leste. O pro­cesso de pro­dução dos de­graus pré-moldados de con­creto e das vigas in­cli­nadas que lhes darão sus­ten­tação ocorr…

Ficha limpa: TSE modifica a forma de análise

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que somente o Plenário da Corte poderá analisar os recursos que solicitem a aplicação do entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Não valem mais as decisões monocráticas (individuais), ou seja, somente com a aprovação colegiada é que serão liberadas as candidaturas enquadradas na Lei já nas eleições de 2010, Lei esta que foi votada considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
A análise no Plenário do TSE será feita após pedido do relator de cada um dos processos. A decisão ocorreu no recurso de Magda Mofatto, candidata a deputada federal em 2010 pelo Estado de Goiás, e que teve seu registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa.
Seu registro foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) a pedido do Ministério Público Eleitoral. O argumento para a negativa do recurso foi de que Magda Moffato estaria inelegível por oito anos a p…