Manaus: Obras para copa a todo vapor.

A Arena da Amazônia, estádio que vai re­ceber os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, já tem 100% das fun­dações do lado leste (lado da Con­stantino Nery) con­cluídas. Trata-se de um total de 1.049 es­tacas tipo hélice con­tínua com diâmetros de 30, 60 e 80 cen­tímetros e pro­fun­di­dade de aprox­i­mada­mente 20 m, ex­e­cu­tadas. Esta é a parte mais adi­antada do estádio, onde a ex­e­cução dos blocos de fun­dação já ap­re­senta avanço de 18%.


No lado oeste (próximo ao sam­bó­dromo), o pro­cesso de ter­raple­nagem está em fase final, com 95% dos tra­balhos ex­e­cu­tados e a parte de fun­dações prossegue com 192 es­tacas con­cluídas. Ao todo, será necessário ex­e­cutar 2.595 es­tacas em ambos os lados da Arena.


Em outra frente, a con­stru­tora já está pro­duzindo, desde abril, as estru­turas de con­creto da ar­quiban­cada in­fe­rior do lado leste. O pro­cesso de pro­dução dos de­graus pré-moldados de con­creto e das vigas in­cli­nadas que lhes darão sus­ten­tação ocorre no can­teiro cen­tral da con­stru­tora, lo­cal­izado na Avenida Djalma Batista. Até agora, foram pro­duzidas 138 peças de de­grau e 10 vigas in­cli­nadas.


Serão 2.476 peças de de­grau pré-moldado e, apenas para a ar­quiban­cada in­fe­rior, 108 vigas pré-moldadas de con­creto ar­mado, cada uma com­posta de 3 seções de aprox­i­mada­mente 7 m cada. A mon­tagem dessas peças na Arena está pre­vista para o início do se­gundo semestre deste ano.


Pré-moldados


Os de­graus pré-moldados da ar­quiban­cada in­fe­rior pos­suem al­tura var­iável de 30 a 37 cen­tíme­tors para atender re­comen­dações téc­nicas da FIFA, que ex­igem per­feita vis­i­bil­i­dade do campo para os espec­ta­dores lo­cal­izados em qual­quer ponto da ar­quiban­cada do estádio. Na ar­quiban­cada su­pe­rior, essa vari­ação de al­tura dos de­graus será de 55 a 60 cen­tímetros. De março para maio, o ritmo de pro­dução das peças de de­grau pré-moldado au­mentou de 2 para 6 por dia.

Em­pregos


A obra da Arena da Amazônia hoje conta com um quadro de 484 profis­sionais. São 20 en­gen­heiros, 24 téc­nicos, 54 ad­min­istradores, 234 ofi­ciais e 152 aju­dantes. A pre­visão é que no pico da obra, pre­visto para janeiro de 2012, esse quadro au­mente para um total de 1.500 fun­cionários.


Sobre a Arena


A Arena da Amazônia será um estádio com­ple­ta­mente novo na ci­dade de Manaus, con­struído no lugar do antigo Estádio Vi­valdo Lima. Com pro­jeto in­spi­rado na flo­resta amazônica, a nova Arena terá cober­tura em estru­tura metálica com de­sign ar­ro­jado e semel­hante ao de um cesto de palha.


Fonte: Blog da floresta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural