Postagens

Mostrando postagens de Março 16, 2012

Morre o geógrafo Aziz Ab'Saber

Imagem
[caption id="attachment_12672" align="alignleft" width="108" caption="Aziz AbSáber"][/caption]
O geógrafo Aziz Ab'Saber morreu aos 87 anos na manhã desta sexta-feira (16), informaram a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).
Membro da Academia Brasileira de Ciências, presidente de honra da SBPC e professor emérito da FFLCH e do IEA, Ab'Saber foi um dos pesquisadores mais respeitados do país e morreu de infarto em sua casa, na Grande São Paulo.
O pesquisador acumulou prêmios ao longo de sua carreira. Recebeu o Prêmio Jabuti em ciências humanas, em 1997 e 2005, e em ciências exatas, em 2007, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, dado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1999, o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, em 2001, e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências. (G1)

Na mira do MP

OMinistério Público Federal no Pará (MPF/PA) encaminhou à Justiça pedido de execução da sentença que estabelece limites para as taxas cobrada pelas companhias aéreas para remarcação ou cancelamento das passagens.
O procurador da República Bruno Araújo Soares Valente, que atua na defesa dos direitos do consumidor, solicitou à 5ª Vara Federal em Belém que os representantes das empresas sejam pessoalmente intimados a cumprir a sentença.
O MPF/PA pede que a Justiça multe as empresas em R$ 100 mil a cada dia de descumprimento e determine a prisão em flagrante dos representantes das companhias aéreas em caso de desobediência
Mais detalhes: MPF/PA quer cumprimento de decisão que limita taxas cobradas por empresas aéreas

MEC amplia número de estudantes que serão avaliados em 2012

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira, 15, portaria normativa do gabinete do ministro da Educação dispondo sobre a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2012. O documento refere-se aos concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo. Além das habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Ao regulamentar o Enade deste ano, o ministro Aloizio Mercadante muda a definição de estudante concluinte, ou seja, aqueles que devem responder a prova. Agora, além dos formandos em 2012, estão obrigados também os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso d…

Marinha está em alerta em Santarém

Imagem
[caption id="attachment_12659" align="alignleft" width="300" caption="Enchente / 2009"][/caption]
A Marinha está em alerta em Santarém, com a subida do rio Tapajós. O comandante da Capitania dos Portos, José de Fátima, diz que a expectativa para este ano é de que a cheia seja igual ou superior à de 2009, ano em que aconteceu a última enchente no município.
As águas do Tapajós já estão 14 centímetros acima do nível de 2009. A medição do nível do rio na régua da Agência Nacional de Águas, localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), tem sido feita todos os dias.
Depois de quatro meses de chuvas prolongadas, o resultado da cheia já pode ser sentido nas praias de Santarém. Balneários como Alter do Chão, Maracanã e Ponta de Pedras ficaram submersos por conta da subida das águas. (Inf. DOL)

SEMED seleciona educadores para o Projovem Urbano

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) da Prefeitura de Santarém abrirá o processo seletivo simplificado de seleção pública para contratação de educadores para atuarem no Projovem Urbano, de acordo com a Resolução CD/FNDE nº 60, de 09 de novembro de 2011.
Serão selecionados candidatos através de análise de currículo e entrevista. Podem habilitar-se, Educadores das áreas específicas (Ensino Fundamental), Educadores de Qualificação Profissional, Educadores de Participação Cidadã, Educadores para Acompanhamento do Acolhimento Infantil, Assistente Pedagógico e Assistente Administrativo.
A seleção será constituída em duas etapas: entrega de currículos, que será nos dias 19 e 20 de março, de 08 às 16h, no prédio da SEMED, situado à avenida Borges Leal, bairro Aparecida; e entrevista, que será nos dias 23 e 24 de março na Escola do Parque. A divulgação dos resultados será no dia 27 de março.
O Projovem Urbano é um programa nacional de reinserção de jovens de 18 a 29 anos - saibam…

Desumanidade

De abril de 2011 até a semana passada, 165 moradores de rua foram mortos no Brasil.Desses, 113 casos não avançaram e ninguém foi identificado e responsabilizado pelos homicídios
O Disque 100, serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República recebeu 453 denúncias relacionadas à violência contra a população de rua.
As unidades da Federação com o maior número de denúncias em termos absolutos foram São Paulo (120), Paraná (55), Minas Gerais e o Distrito Federal, ambos com 33 casos.

Eleições 2012: Twitter em campanha eleitoral só a partir de 6 de julho

É ilícita e passível de multa a propaganda eleitoral feita por candidato e partido político pelo Twitter antes do dia 6 de julho do ano do pleito, data a partir da qual a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) permite a propaganda eleitoral.
O Twitter é um meio de comunicação social abrangido pelos artigos 36 e 57-B da Lei das Eleições, que tratam das proibições relativas à propaganda eleitoral antes do período eleitoral. Foi esse o entendimento tomado pela maioria (4x3) do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ontem (15)  ao manter a multa de R$ 5 mil aplicada ao ex-candidato à Vice-Presidência da República em 2010 pelo PSDB, Indio da Costa, por veicular no Twitter mensagem eleitoral antes do período permitido pela legislação.
Informações TSE

MP discute problemas no trânsito santareno

Imagem
[caption id="attachment_12648" align="alignleft" width="230" caption="Foto: MPF/PA"][/caption]
Orgãos de trânsito de Santarém participaram ontem (15) de uma reunião com representante do MPF no Pará, promotor de justiça Sandro Ramos Chermont.O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Transportes. Foi formado um grupo de trabalho que deverá atuar nas questões relacionadas ao trânsito da cidade. A frota em Santarém chega a quase 60 mil veículos, incluindo motocicletas e automóveis o que implica maiores cuidados no ordenamento do trânsito na área urbana de Santarém.
O encontro foi incluído nas ações do Plano de Atuação do MP para os biênios 2012-2013, que apontou em consulta pública, o aumento dos crimes de trânsito no município, como necessidade de atuação do órgão ministerial.
Mais detalhes: SANTARÉM: MPE participa de reunião para discutir problemas no trânsito