Postagens

Mostrando postagens de Novembro 24, 2015

Tremor de terra em Manaus

Um tremor de terra foi sentido em algumas zonas de Manaus às 20h45 (hora de Brasília) desta terça-feira (24). Uma faculdade na Zona Centro-Sul liberou alunos. Moradores de condomínios na mesma zona desceram dos prédios após sentirem o abalo. Segundo Corpo de Bombeiros, mais de 30 chamadas foram feitas pelo 194.
G1 Amazonas

Tratamento de Jovem com doença rara será custeado pelo SUS

Imagem
Informações do  Blog do Jeso
A Justiça Federal acatou o agravo interposto pelo MP (Ministério Público) do Pará e pelo MPF (Ministério Público Federal) em decisão que indeferiu o pedido liminar para custeio pelo SUS do tratamento de uma jovem de 21 anos portadora de doença rara.


O desembargador Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, acatou o pedido feito em ação civil pública contra a União, Estado do Pará e município de Santarém, e determinou o custeio do tratamento no valor de R$ 130 mil, em Bangkok, na Tailândia.


A doença, de origem genética, é neurodegenerativa e rara, com um a dois casos para cada 100 mil habitantes. Provoca movimentos desajeitados e trêmulos no andar, conhecido como marcha atáxica. Com o agravamento, surgem deformidades ósseas na coluna e nos pés, problemas na fala, movimentos anormais nos olhos, diabetes e doenças cardíacas.

Belo Monte recebe licença de operação

Imagem
A hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará, recebeu nesta terça-feira licença de operação do Ibama, órgão ambiental federal brasileiro, o que permite o enchimento do reservatório e posterior início da geração de energia.

Em nota, o Ibama afirmou que a licença está relacionada ao cumprimento de 41 condicionantes pela Norte Energia, empresa responsável pela usina, que tem como sócios o Grupo Eletrobras, além de Cemig, Vale e Neoenergia, entre outros.

A licença foi emitida após o órgão ambiental receber parecer favorável da Fundação Nacional do Índio (Funai), que assinou com a Norte Energia um termo de cooperação para que a empresa cumpra exigências que a entidade diz ainda não terem sido cumpridas para mitigação do impacto do empreendimento sobre indígenas.

Orçada em cerca de 26 bilhões de reais, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo em potência, atrás da chinesa Três Gargantas e da usina binacional de Itaipu, instalada entre o Brasil e …

Criada a frente municipalista do estado do Pará

Imagem
O primeiro dia de Diálogo municipalista na Região Norte, evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM),  encerra com a criação da frente municipalista do Estado do Pará. Ela será composta por prefeitos e membros do parlamento e terá a missão de debater os assuntos de maior urgência para os entes paraenses.

Entre os gestores que irão compor o grupo estão: o prefeito de Tomé-açu, Josehildo Taketa; o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca; e o prefeito de Trairão, Danilo Vidal; todos do Pará.


O Diálogo Municipalista – Encontros Regionais continua nesta terça-feira, 24 de novembro.

Articulação política

Imagem
O empresário e deputado federal, Francisco Chapadinha, começa a acenar que quer entrar na disputa pela prefeitura de Santarém nas eleições do ano que vem.  Ele já conversou com as principais lideranças políticas da cidade pra sondar a possibilidade.

José Maria Tapajós(foto),segundo conversa de bastidores, pode ser o vice de Chapadinha.


Informações do blogueiro fuxiqueiro - JK

Universidade abrirá inscrições para mestrado

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrirá inscrições ao processo de seleção para ingresso no programa de mestrado profissional em Ensino de Matemática, com entrada prevista no 1º semestre de 2016. 

As inscrições serão realizadas no período de 1º a 15 de dezembro, exclusivamente pelo site: sistemas. uepa.br/mestradoensinomatematica.