Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 18, 2013

Votação do Insaes só em 2014

Ficou para 2014 a votação do projeto que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).
Pelo projeto de lei, o Insaes deverá supervisionar e avaliar instituições e cursos de educação superior e certificar entidades beneficentes que atuem na área de ensino básico e do superior. Segundo o MEC, o instituto é necessário para que a pasta consiga cumprir a função de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos e os estabelecimentos de ensino superior do país, o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).
Veja Também:


Professores podem ter prioridade na restituição do IR
Punição para prefeitos

Programa Jovem Aprendiz: Correios altera data de inscrição

Correios
A inscrição para o programa Jovem Aprendiz dos Correios será realizada de 2 de janeiro a 19 de janeiro de 2014. O processo seletivo oferece 2.529 vagas e formação de cadastro reserva em todo o Brasil. Para participar do processo seletivo — que capacitará, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), jovens de 14 a 22 anos no curso de auxiliar administrativo —, é preciso estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio.
A jornada de aprendizagem é de 20 horas semanais e será dividida em uma etapa teórica, ministrada pelo Senai, e em treinamentos práticos, realizados nas instalações da ECT sob orientação de um empregado devidamente capacitado. O curso, que inclui ainda atividades socioeducativas e de bem-estar, possui duração de 12 meses consecutivos. Ao final deste período, os aprendizes que tiverem obtido bom aproveitamento receberão certificado de qualificação profissional.
Vale ressaltar que a seleção inclui critérios …

OBM premia 266 estudantes

A 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) premiou 266 estudantes, de acordo com resultado divulgado hoje (18) e disponível no site oficial do evento. Um processo seletivo no início de 2014 vai definir os alunos que vão representar o país em competições internacionais.
Mais de 4 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior de todo o país participaram da competição, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Mais de 200 mil estudantes e seus professores participaram da 35ª OBM que foi feita em três fases. Dos 266 premiados, 82 são do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 71 do nível 2, (8º e 9º anos do ensino fundamental); 61 do nível 3 (ensino médio) e 52 do nível universitário.
Os estudantes premiados na 35ª OBM não têm vaga garantida para a Olimpíada Internacional de Matemática , que será disputada em julho de 2014 na África do Sul. Os classificados vão pas…

Governo discute implantação de política nacional para ensino de música

Imagem
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, estuda montar um grupo técnico para desenvolver uma política de ensino coletivo de música em todo o Brasil. A intenção é que o projeto seja iniciado nos centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e depois ampliado para lugares onde já existem movimentos ligados à música. No começo da tarde de hoje (18), a ministra teve uma reunião com sete maestros e com um produtor musical para ouvir suas contribuições e delinear o projeto. (Abr)

Ufopa assina termo de compromisso para gestão do Abaré I

Imagem
A Ufopa assinou ontem, 17, em Brasília, um termo de compromisso com o Ministério da Saúde (MS) para ser a nova gestora do navio-hospital Abaré I. A reunião foi realizada no Gabinete do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Durante o encontro, que teve a participação da nova reitora da universidade, Raimunda Monteiro, foram acertados os trâmites finais para a aquisição da embarcação – anteriormente de propriedade da organização não governamental (ONG) holandesa Terre des Hommes – com recursos federais.
A embarcação se se transformará em um navio-escola da UFOPA.
Com informações da Ufopa


Uepa abre seleção para dedicação exclusiva de docentes

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou o edital de seleção para o Regime de Tempo Integral com Dedicação Exclusiva (Tide) destinado aos docentes. O período de inscrições vai desta quarta-feira, 18, até o dia 18 de janeiro de 2014. Estão disponíveis 20 vagas para Belém e para outros municípios do Pará, destinadas a professores mestres e doutores.

Pará: Deputado vota favorável ao Credlivro

Imagem
[caption id="attachment_15966" align="aligncenter" width="130"] Nélio Aguiar[/caption]


O deputado Nélio Aguiar (DEM) defendeu e votou favorável ao projeto do Executivo que cria o Credlivro, programa do Governo do Estado, que tem como objetivo o incentivo a melhoria da qualidade do ensino mediante a promoção e incentivo à capacitação de servidores da Secretaria de Estado de Educação (Sedc).


“Não poderia deixar de incentivar um instrumento de formação continuada que vai beneficiar educadores de todo o Pará, inclusive aqueles lotados em municípios mais distantes da capital como Itaituba. Espero que a facilidade para aquisição de livros no âmbito da Feira Pan Amazônica do Livro e ou Salões de Livros possa garantir o aprimoramento do conhecimento pessoal e profissional através do incentivo ao hábito da leitura e, consequentemente a melhoria da prática pedagógica”, disse ao final da votação.

O CredLivro consiste na liberação de crédito no valor de R$200,00 ao ano …

Estudantes da rede pública do PA terão assistência oftalmológica

O Ministério da Saúde está destinando R$ 3,4 milhões ao Estado do Pará para investimento no Projeto Olhar Brasil. O valor, garantido em portaria publicada ontem, vai beneficiar estudantes do 1º ao 9º ano das escolas públicas de 81 municípios do Pará.
Os alunos terão assistência integral oftalmológica, com direito a consultas e a óculos.
Executado em parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o projeto tem como objetivo identificar e corrigir problemas de visão, com assistência integral oftalmológica aos alunos matriculados na rede pública.
O recurso será liberado em janeiro.
As informações são do Diário do Pará