Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2015

MEC vai manter plano de tornar o Enem digital

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) vai manter o plano de digitalizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa. A ideia foi anunciada pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública online sobre a mudança. O novo formato prevê a aplicação da prova online.

O plano de tirar o Enem do papel e torná-lo digital é antigo.

Ontem (6), após a transmissão do cargo para o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o secretário disse, em coletiva de imprensa, que os treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste, poderão ser os primeiros a experimentar o novo sistema. "[O formato] ainda está em estudo. Aqueles que fazem o [exame] para treinamento, portanto, não têm pretensão a uma vaga, poderemos iniciar com esses estudantes", disse.

Informações: ABr

Municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ter eleição majoritária para vereador

Fonte: Câmara Notícias

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 398/15, do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que estabelece eleições majoritárias para vereadores em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Hoje, os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, os votos computados são os de cada partido ou coligação e, em uma segunda etapa, os de cada candidato. Já no sistema majoritário, quem obtiver mais votos sagra-se vencedor.

Moreira afirma que a mudança de sistema vai impedir que o eleitor vote em um candidato e acabe elegendo outro. “Hoje, você vota em um, mas há aqueles puxadores de voto. No sistema proporcional, os partidos colocam [candidatos] para puxar votos e eleger outros”, ressalta.

O objetivo do deputado é que o projeto seja aprovado o quanto antes, para que as novas regras sejam válidas nas eleições municipais do próximo ano.

Leia na Íntegra

Ufopa abre edital para mestrado

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), lançou edital para o processo seletivo ao Programa de Mestrado em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos.

O curso, recomendado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), no âmbito do Comitê de Biodiversidade, tem uma área de concentração (Ciência e tecnologia das águas interiores amazônicas) e duas linhas de pesquisas.

As inscrições serão realizadas de 20/04 a 01/05/2015.

Mais detalhes AQUI

Nível do rio Tapajós está 6 cm abaixo da cota de alerta 7

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC monitora diariamente o nível do rio Tapajós e apesar de estar faltando apenas 6 cm para atingir a cota de alerta que é de 7,10 m, a enchente não oferece perigo, nesse momento.

Em 2014, a Prefeitura teve de instalar bombas de sucção na orla da cidade no dia 28/03, quando o nível do rio marcou 7,28 m.

Até agora não houve necessidade de instalação de bombas na Avenida Tapajós, porque a água não invadiu o leito da via. Por outro lado, pode haver transbordamento das canaletas da Tapajós, que estão sendo obstruídas por objetos jogados no local por populares.

Em vistoria realizada no último sábado, agentes da Defesa Civil encontraram um antena de internet e um colchão de mola na canaleta às proximidades do Mercado Modelo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) foi acionada para fazer a retirada dos objetos e assim desobstruir a passagem do esgoto.

CCOM/PMS - com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

Uepa divulga quinta lista de Repescagem do Prise e Prosel

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga nesta segunda-feira (6) a quinta lista dos candidatos convocados na repescagem dos Processos Seletivos 2015 – Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel).
Os 26 candidatos convocados devem efetuar a matrícula nos dias 8 e 9 de março de 2015, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na coordenação do campus para o qual foi aprovado. Dos convocados, 23 são da capital e outros 3 distribuídos entre os demais campi da Uepa.

Leia Mais