Postagens

Mostrando postagens de Junho 25, 2017

Expedição Rio Amazonas

Imagem
No próximo dia 11, uma expedição inédita de canoagem sairá de Santarém com destino a Belém, descendo o rio Amazonas. A expedição tem como um dos objetivos divulgar as belezas naturais da região, enaltecendo o turismo regional.
O evento de canoagem, que sempre prestigiou e é prestigiada em Santarém, cidade vocacionada à arte do remo, em razão de seus extensos e belos rios (Amazonas, Tapajós e Arapiuns), contará com a presença de profissionais de todo Brasil e  exterior, além da cobertura da imprensa internacional.
Com informações de José Ronaldo Dias Campos, via facebook





Quatro chapas concorrem à eleição do Sinprosan

Imagem
O Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (SINPROSAN) realiza no dia 25 de agosto a eleição para definir a próxima diretoria da entidade. 
Quatro chapas, inscritas na última sexta-feira, 23, concorrem ao pleito. A Chapa 1 (Sinprosan: Qualidade de Vida - Continuar com a força da união) é encabeçada pelo atual presidente e candidato ao terceiro mandato, Josafá Gonçalves. A Chapa 2 (SINPROSAN: Construindo juntos) tem o professor James Vidal como postulante a presidente da entidade. A chapa 3 ( Nossa força, nossa união - Sinprosan somos nós) é encabeçada pela professora Joelma Serique. O professor Luciano Freitas Oliveira concorre pela chapa 4 (União, compromisso - Luta por um sindicato forte).
O início das campanhas, onde as  chapas inscritas devem apresentar suas propostas, começa a partir de 1º de agosto. A expectativa é que mais de 1500 profissionais da educação municipal registrem seus votos .

Concurso vai premiar mestres do ritmo carimbó

Imagem
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio, que oferece 25 prêmios no valor de R$ 5.160,00 para cada projeto.
As inscrições são gratuitas e terminam no dia 21 de agosto, devendo ser enviadas para a superintendência do Iphan, no Pará.
O carimbó foi registrado como patrimônio cultural brasileiro em 2014, como parte das ações para salvaguarda da manifestação cultural paraense. O Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio reconhece as trajetórias de vida de pessoas que tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Carimbó, bem como grupos cuja atuação contribua de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações.
As informações são da Agência Brasil

Seminário aborda obras literárias sobre a Amazônia

Imagem
Com o tema “Literatura, Memória e História ontem e hoje: a Amazônia como protagonista”, a Ufopa realiza o I Seminário de Literatura Comparada (I SELC) nos dias 28 a 30 de junho no Miniauditório HA1 da Unidade Rondon. O objetivo é discutir a relação entre literatura, cultura e história presente em obras de ficção sobre a Amazônia.

A programação terá mesas-redondas com enfoque nas narrativas literárias da Belle Époque, na diversidade de abordagens sobre a região e nas interfaces com a história e a memória e com a arte, a cultura e a economia. Além disso, haverá minicursos e oficinas sobre os mais variados temas, de crítica literária a práticas de ensino relacionadas à leitura.

O I SELC é uma ação do projeto de pesquisa “Ficção e realidade nos romances do ciclo da borracha: Literatura, História e Memória Cultural da Amazônia dos séculos XIX e XX”, que analisa narrativas literárias como “A Selva”, de Ferreira de Castro, “A Árvore que Chora”, de Vicki Baum, “O Amante das Amazonas”, de Rogel …