Seminário aborda obras literárias sobre a Amazônia



Com o tema “Literatura, Memória e História ontem e hoje: a Amazônia como protagonista”, a Ufopa realiza o I Seminário de Literatura Comparada (I SELC) nos dias 28 a 30 de junho no Miniauditório HA1 da Unidade Rondon. O objetivo é discutir a relação entre literatura, cultura e história presente em obras de ficção sobre a Amazônia.

A programação terá mesas-redondas com enfoque nas narrativas literárias da Belle Époque, na diversidade de abordagens sobre a região e nas interfaces com a história e a memória e com a arte, a cultura e a economia. Além disso, haverá minicursos e oficinas sobre os mais variados temas, de crítica literária a práticas de ensino relacionadas à leitura.

O I SELC é uma ação do projeto de pesquisa “Ficção e realidade nos romances do ciclo da borracha: Literatura, História e Memória Cultural da Amazônia dos séculos XIX e XX”, que analisa narrativas literárias como “A Selva”, de Ferreira de Castro, “A Árvore que Chora”, de Vicki Baum, “O Amante das Amazonas”, de Rogel Samuel, e “Galvez, o Imperador do Acre” e “Mad Maria”, de Márcio Souza.

As inscrições para participar podem ser realizadas até o dia 27 de junho, no valor de R$ 10,00, no Patifão.

Fonte: UFOPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural