10 motivos para dizer NÃO a divisão do Pará.

Comentário da leitora Drika


1. As regiões de Carajás e Tapajós vão perder investimentos sociais. O dinheiro que hoje é destinado a saúde, educação, segurança e infraestrutura será usado para custear a máquina administrativa. Os 1,7 milhão de habitantes do Tapajós e os 1,4 milhão de habitantes do Carajás não serão atendidos nas necessidades básicas.
2. A Divisão aumenta as despesas e os novos estados empobrecem. O PIB já baixo será usado para o funcionamento do novo estado. Será preciso investir na criação de um governo estadual, uma assembléia legislativa, um TJE, um MPE, um TCE, um TCM e outros cargos.
3. A Falência do Pará. O estado perde maior parte de sua receita mais permanece com 78 municípios e 4,6 milhões de habitantes.
4. Royaties da Mineração para poucos. Os estados do Pará e Tapajós ficarão de fora da maior parte dos investimentos da mineração, que beneficiará uma região com apenas 1,4 milhão de habitantes.
5. Impostos mais altos. A nova situação fiscal nos estados do Pará, Tapajós e Carajás vai afastar as chances de novos negócios em todas as regiões.
6. Todos perdem investimentos. Indústrias da região de Carajás terão sua carga tributária aumentada para exportar pelos portos de Vila do Conde, Espadarte ou de Itaqui, impedindo o crescimento do ramo.
7. Energia mais cara ainda. A produção de Tucuruí poderá chegar mais cara nas casas da população dos novos estados.
8. Biodiversidade em risco. A necessidade de aumentar a geração de riquezas e o PIB dos novos estados pode ameaçar as Unidades de Conservação Ambiental, provocando maior destruição da biodiversidade.
9. Estagnação da economia. O PIB paraense acumulou um crescimento de 160% nos últimos 15 anos, bem acima da taxa brasileira. Divididos, os três estados sofreriam redução e entrariam em crise econômica.
10. Desemprego. Uma das principais consequências da redução do PIB, alta nos impostos e crise econômica será aumento do desemprego, causando o sofrimento de famílias tanto na Região Metropolitana de Belém, quanto em Marabá, Altamira ou Santarém.


Isso é o que todo o povo paraense perde com a divisão.
Por isso diga não!


O Pará inteiro é mais forte!


 

Comentários

  1. A luta do Estado do Tapajós é legítima

    Comentário Cleiton Oliveira.

    Me preocupa, também, o rumo do debate.
    Sou do Pará que remanescerá menor e melhor.
    Nasci e moro por estas bandas.
    Sou plenamente favorável ao redesenho geográfico.
    Não tenho dúvidas que os três novos Estados ganharão com isso.
    Se a população do Estado do Tapajós e Carajás tiver ampliada, ao menos, a possibilidade de participar, pressionar, vaiar, espernear,
    criticar seus representantes, mais de perto fisicamente, olho no olho,
    já me contento com a mudança.
    De Santarém, por exemplo, ao Palácio dos Despachos são longos 5 dias de barco.
    Do aeroporto do Carajás à Assembleia Legislativa vai mais de uma hora de avião. Esse meio de transporte pelo preço, aquele pela demora,
    afastam a população de baixa renda de qualquer participação nos rumos do Estado.
    Alguém perderá com a reorganização?
    Sim, os grandes estados, que terão repasses da União diminuídos.
    Eixo São Paulo-Rio.
    Não é atoa que a Folha e outros jornais de grande circulação estão antecipando campanha contra a divisão.
    Apontem qualquer liderança política ou empresarial dos estados do sudeste que seja favorável ao rearranjo!
    Nem mesmo sob uma arma na cabeça,
    Haverá, de imediato, ampliação montante de recursos públicos,
    na hipótese de divisão, por diminuição ( redistribuição no repasse da União para os estados) da cota dos demais estados ( sul, sudeste e nordeste).
    Isso é distribuição de renda!
    Isso é diminuição de diferenças (intra e inter)regionais!
    Não é isso, afinal, que todos queremos?
    Ou seja, os valores públicos per capita dos moradores dos três novos estados, unidos,
    aumentará no dia seguinte, comparativamente ao Pará, como é hoje.
    Não posso ser perverso, egoísta no meu voto.
    Sou humanista e não vou dizer: “Se eu não ganho, ninguém ganha!”
    Voto “SIM”.

    ResponderExcluir
  2. Caro blogueiro, antes de publicar uma matéria verifique ao menos se a mesma tem alguma veracidade científica. Cadê as fontes de tais informações? É muito fácil escrever qualquer coisa e publicar achando que as pessoas vão acreditar de primeira. Valorize seu blog. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Sidnei Rocha24/08/2011, 17:27

    Caro petista, s mstéria publicada tem como base comentário da leitora Drika. Apenas publiquei o ponto de vista do leitor!

    ResponderExcluir
  4. Eles sabem o poder dos recursos dessa região, e é claro que não querem perder a parcela dos impostos e do PIB que pegam daqui e que só investem na capital e cidades próximas, ou extraviam quem sabe...
    Só a construção da hidrelétrica de Belo Monte onde será Tapajós pode elevar o PIB do novo estado para R$ 20 a 30 bilhões, tanto pela construção quanto pela consequência de novos investimentos relacionados à obra. Tendo em conta que o Pará todo hoje possui apenas R$ 45 Bilhões, sabem que seria uma perda não abocanhar este valor todo. Mas não queremos mais esse tipo de injustiça, retiram o que temos e se aproveitam ganhando com o lucro do que produzimos, mas não existe investimento recíproco.
    Quem fez esse comentário ou é uma política de caráter desconfiável ou uma belenense desprovida de informações.

    ResponderExcluir
  5. ... mano, Tocantins. Tadinho dele.

    ResponderExcluir
  6. sou de belém e sou a favor da separação. sei que o pará ficará com a parte mais póbre, então o governo terá que se virar pra trazer investimentos .. Um exemplo é manaus que se desenvolve por conta de fábricas, apesar do amazonas ser grande não há tantos problemas no interior pois a maioria de sua população vive em manaus, é mais ou menos o que vai acontercer com o pará a maioria está na área metropolitana de belém. o governo desse imenso pará, não consegue combater o desmatamento, grilagem de terras, talvez com a casa menor seja mais fácil administrar. o novo pará não terá que se procupar em fazer hospitais ou ter que dar conta de médicos pro interior pois eles que se virem pra lá. alguns políticos corrúptos não irão se eleger tão fácil, pois não terão mais o interior pra eles dominarem.estou dizendo isso pelo lado do pará que vai sobrar.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser q a divisão do estado traga um grande benefício, os políticos importados e ladrões que estão lutando pela Divisão poderão ser eleitos para os novos estados e deixarão o nosso Pará em paz

    ResponderExcluir
  8. O que nos leva a querer essa separação é q nao temos nada a perder... Vivemos comendo o resto que o sul do Pará tanto usufrui.

    ResponderExcluir
  9. FelipeMartins03/11/2011, 05:05

    Olha, o sul do pará não usufruir nada!
    Lá está umas das maiores taxas de roubos do Pará, quem usufruir de tudo que o Pará produz é só Belem e aredores eles não querem que haja a divisão porque a mamada deles vai diminuir!
    FATO#

    ResponderExcluir
  10. ILZA NOGUEIRA DOS SANTOS07/11/2011, 16:33

    O PARÁ já esta divido,entre os muitos ricos nesse caso Belém e suas aliada e muitos pobres e esquecidos. Só lembrado na época de pega o voto.

    ResponderExcluir
  11. Aqueles que defendem a divisão do estado são os responsáveis pela morte da irmã Dorothy, pela ganância que devasta e mata nosso estado. Verdadeiros sanguessugas que invadem nosso território, tomando conta irregularmente de nossa terra, grileiros imundos! Voltem para onde nunca deveriam ter saído. Separação, raiva, destruição é só o que eles carregam consigo. O povo verdadeiramente paraense vai dizer não a essas pessoas, vai mostrar o que nós temos de melhor, nossa união, nosso amor!

    ResponderExcluir
  12. NAO E NAO, a voz do povo parense é mais forte, é 55. voces ja perceberam que quem que o dividir o Pará nao é daqui, o que o Paulo Henrique Amorim tem haver com isso. Deixar o Para como estar é uma corvadia de politicos, mas, dividir o Para para deixa-lo pobre de riquezas naturais, pobre de riquezas minerais e pobres de dinheiro é pior. Mentir pro povo do Para é pior ainda.
    No plebiscito no dia 11/12/2011 DIGA NÃO para CARAJAS(VOTE 55) e DIGA NÃO para TAPAJOS(vote 55).

    ResponderExcluir
  13. NAO E NAO... Nao podemos dar mais dinheiro pra esses politicos... Se as duas regicoes nao sabem esconher seus representantes RESTO DO PARA NAO T CULPA.

    ResponderExcluir
  14. O resto do Pará não tem culpa que as
    regiões de Carajás e Tapajós não sabem
    esconher seus representantes. POR
    ISSO E NAO E NAO.

    ResponderExcluir
  15. Bruno Almeida29/11/2011, 16:55

    Eu digo não e não. Olha quem ta a frente do Pró-Tapajós o Lira maia. Um dos maiores corruptos, ladrões desse estado, será q o tapajós estará em boas mãoa?, já roubou Santarém, e pode roubar ainda mais mais o tapajós.

    ResponderExcluir
  16. Mara Richele29/11/2011, 17:18

    tudo bem, é o que vc acha, mais eu voto 55 e a maioria também.

    ResponderExcluir
  17. Paula Lima Piazza30/11/2011, 08:30

    me deculpem as pessoas que fizeram esses comentarios mais são tão ridiculos, pobres, e infantis, na verdade eles refletem a real situação do Para.....os paraenses da capital não todos mais em sua maioria desconecem as necessidades do Estado, desconehcem as lutas travadas dia a adis pelo povo sofrido do interior, no entanto, precisam denossa riquezas....ta na hora de mudar isso virar esse jogo ....o Para que ficará precisa saber criar novas forma desobrevivência como nós do interior sempre fizemos......pensem nisso, e nós do interior tão rejeitados e afrontados com seus discursos cheios de demagogia e alienados da realidade estaremos aqui na perola do Tapajos esperando por voces, para juntos exaltarmos a nossa região norte que de certo ficará mais forte e prospera!!! Sim 77

    ResponderExcluir
  18. Paula Lima Piazza30/11/2011, 08:34

    Nossa Junior quantos anos vc tem???? me parece que poucos poiis vc conseguiu fazer uma interpretação tão equivocada dascoisas que fiquei preocupada.......Muito pelo contrario meu querido a divisão do Estado ajudará´pra que nehuma missionária precise mais eer morta pois do jeito que estamos o Pra não consegue cuidar de todo o seu território e porconta disso o povo precisa arriscar a vida para defender sua terre....por isso Vote SIm 77.....pelo progresso

    ResponderExcluir
  19. Paula Lima Piazza30/11/2011, 08:38

    tb sou paraense e fico desolada quando leio um comentário desses....meu querido a corrupçã esta germinada em nosso pais inteiro....e essa é uma outra luta para travarmos SIM 77.....Só pra refrescar sua memória os fantasmas da assembleia foram eleios por quem.....?????? leia mais e se informe antes de falar bobagem na rede!!!!! SIM 77

    ResponderExcluir
  20. Paula Lima Piazza30/11/2011, 08:40

    Caro brun não seja injusto quem esta a frente portra edos lados do Tapajos é o povo do Pará assim como vc que estuda, trabalha, sofre.....pense melhor e lembre-se o governadordo Tapajós é um assunto pra depois.....Diga SIm por mim, por vc por nós....77

    ResponderExcluir
  21. Janilde carvalho01/12/2011, 06:14

    De uma coisa eu sei.....pior do q estar não pode ficar

    ResponderExcluir
  22. nao e naoa divisao!o para e todo nosso!55

    ResponderExcluir
  23. Rhenann Pará02/12/2011, 13:29

    a divisão do estado e uma jogada politica,que benefia apenas os ricos e os politicos,você não vai querer ver seu estado pequeno e sem oportunidade de crecimento.

    ResponderExcluir
  24. Deixa de ser bobo, o que esses politicos querem é dividir o pará e encher o bolso deles e dos familiares, e os Estados de " tapajós e Carajás" vão ficar na miséria igual cachorro de caçador, olhando esses políticos ficando cada vez mais ricos e voces roendo as patas e reclamando depois, pessoal abram os olhos, esses popliticos que querem dividir o PARÁ nem paraenses sõa. Eles só querem as nossas riquesas, olha um exemplo: encontraram petróleo na costa paraense proximo a cidade de Vizeu e pra onde vão levar? Pro Maranhão.

    ResponderExcluir
  25. sei que o pará e grande, mais isso não disculpa se tamanho fosse a solução Acre, Alugoas e Sergipe seriam os carros chefes da economia, o problema ta na má gestão dos nossos governates, todos os municipios recebem recursos do estado e do governo federal, agora eu pergunto a culpa é só do governo do estado?, há muitos prefeitos ai que são pessimos gestores e agora para jusitificar dezem que a culpa e do estado por ser grande.

    basta entra no site da trasnparecia brasil pra ver a verdade o dinhero para melhora a vida do povo tem só não tem é político resposanvel.

    os três novos estados juntos vão ter uma divida de mais de 2 bilhões, a união não paga essa conta já que a constituição não permite que a união financie direta ou indiretamente a criação de novos estados no seu artigo 234, sabemos que os repasses que cada estado tem direito do governo federal não cobri essa conta, então quem vai paga? eu ou você uma coisa eu sei paipai noel não é .

    temos que ver os reias interesses por trais da divisão do Pará quem realmente quer a divisão do pará é uma casta agraria vinda de fora do estado desde da decada de 60 e um grupo de politicos intessados em cargos, o povo pra eles é a última preocupação.

    obrigado por sua antenção

    vote no 55 nas duas opições

    ResponderExcluir
  26. caro sidinei e uma pena saber que voce e brasileiro . a sua opinião e toda sem fundamento . eu sou empressario de minas gerais e se o sim ganhar eu mudo para carajas e so a minha empressa vai empregar 60 pessoas diretamente e 200 indiretamente eu sei que voce não prescisa de emprego mais o povo do para sim . eu não presciso mudar para ai mais e um sonho antigo meu e do meu falecido pai. eu tenho um pergunda para voce . o que que voce ganha com a misseria e a impunidade no pará. que DEUS te abençoe voce e sua familia.

    ResponderExcluir
  27. Sou parense...não moro no pará mas sou a favor da permanencia do estado grande... é so cuidar do estado como um todo...inclusive pavimentar as estradas...

    ResponderExcluir
  28. Você já começou errado querendo tirar mais dinheiro da união e mandar para os novos estados ao invés de pensar em produzir riquezas pelas próprias mãos. Acho isso um argumento desonroso para o Pará, mesmo que o sudeste ganhe muito dinheiro nas nossas costas, não é aumentando o custo da maquina publica aqui que vamos melhorar as coisas.

    Sou a favor da divisão do Pará, apesar de ter votado contra nessa proposta ridícula que fizeram. Mas sou a favor para termos uma representação politica mais forte, para podermos exigir que os milhões da exploração que fazem no estado fiquem aqui, não com diretores e suas matrizes no sudeste. Hoje somos uma maquina de dinheiro para outros estados, fizemos a mansão do Eike Batista no Rio de Janeiro, construímos milhões de casas para técnicos que vem de fora para extrair o máximo de dinheiro que conseguirem e construírem suas casa bem longe daqui, ao sul, sudeste e nordeste.

    Já não bastava todas as unidades de administração, que é onde as empresas pagam os maiores salários, estarem no sudeste, agora até o dinheiro dos cargos técnicos vai para fora. E de quem é culpa? Do paraense que não quis estudar para ocupar o cargo do carinha que esta mandando todo dinheiro para sua casa de praia em Salvador? Não. Tente achar um curso técnico ou graduação no Pará, se você tiver a sorte de pesquisar por um que exista aqui vai encontrar um de uma empresa particular com pouquíssimas vagas. O governo federal, a Petrobras e sindicatos patrocinam os cursos, mas nenhum deles no Pará. Os empregos gerados aqui não são para paraenses, quem vem trabalhar aqui já chega planejando ir embora, e isso é apoiado e sustentando pelo governo. Temos que reclamar o que é nosso por direito, não podemos nos deixar levar por boquinhas em cargos públicos e esmola da união para continuarmos a sermos explorados.

    ResponderExcluir
  29. nao so paense nao tenho nada aver com isso mas ainda bem que nao dividirar se naoseriao mais estados para gravar as capitais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural