Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2014

Prêmio Melhor TCC: Santarenos são premiados

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta quinta-feira (20), o resultado Final do processo de seleção do “Prêmio Melhor TCC -2013”.
Os selecionados são dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Tecnologia de Alimentos, Design, Matemática, Pedagogia, Ciências da Religião, Música, Letras, Ciências Naturais – Física, Biologia e Química e Secretariado Executivo Trilingue.
Dois TCCs do Campus da Uepa em Santarém estão na lista dos premiados: "O Regionalismo Santareno nas Obras Vocais para Coral do Maestro Wilson Fonseca", de autoria de Lucília Maria Pereira Mota e"As repercussões do trabalho infantil na autoestima das crianças/adolescentes atendidos pelo PETI-Santarém/PA ", de Natália Miranda Monteiro e Richelle Camila Peleja Nunes.
O objetivo do Prêmio de Melhor TCC é destacar e difundir os trabalhos que, além de excelência, apresentam aspectos inovadores em sua elabor…

O desafio do diálogo entre povos indígenas e a mineração

Em dezembro estará disponível para consulta pública o guia “Diretrizes brasileiras de boas práticas com povos indígenas”, do grupo Diálogo Iniciativa Empresas e Povos Indígenas, que aponta orientações para este relacionamento. O tema foi discutido durante o painel “O desafio do diálogo entre povos indígenas e a mineração: boas práticas apontam o caminho”, realizado nesta quarta-feira (19), durante o 4º Congresso de Mineração da Amazônia, que integra a EXPOSIBRAM Amazônia 2014.

A troca de experiências entre estes agentes, ao longo de dois anos, resultou no mapeamento das áreas de desempenho e em recomendações de ações, embasadas na legislação, como por exemplo, a Constituição Federal de 1988, a Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas e o Estatuto dos Povos Indígenas.

Mediado pela jornalista Cleide Pinheiro, o painel reuniu o Coordenador da Estratégia Indígena da The Nature Conservancy – TNC, Hélcio Souza e a Gerente Geral de Responsabilidad…

Governo do Estado inicia pagamento de novembro na segunda-feira

Os servidores públicos da administração direta e indireta do Governo do Estado do Pará começam a receber os salários referentes ao mês de novembro de 2014 na próxima segunda-feira, 24.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração, o cronograma inicia com os inativos militares e pensionistas civis e militares e encerra no próximo dia 28, com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior. Abaixo, o calendário de pagamento:

Dia 24/11 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares;
Dia 25/11 (terça-feira) – Inativos civis e pensões especiais/Sead.
Dia 26/11 (quarta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur.
Dia 27/11 (quinta-feira) - Corpo de Bombeir…

Encontro Nacional de História na Ufopa

Nos dias 3 e 5 de dezembro, no Câmpus Rondon da UFOPA, acontecerá O I Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas.

O evento será composto por mesas-redondas, minicursos e conferências com professores da UFOPA e de outras instituições de ensino.

Mais informações   AQUI

No Amazonas, MP quer aplicação de sentença sobre obra de linhão de Tucuruí

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) apresentou petição à Justiça Federal para garantir efeitos imediatos da sentença que determinou a anulação do edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para instalação da linha de transmissão de energia elétrica entre Manaus e Boa Vista, o linhão de Tucuruí, cujo projeto atravessa a terra indígena Waimiri-Atroari.

Continue Lendo