Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2014

Revalidação de diplomas

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou esta semana proposta que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado, expedidos por instituições de educação superior estrangeiras cuja excelência seja atestada e declarada pelo Poder Público brasileiro.
Com a aprovação do texto, diplomas de universidades estrangeiras, cuja excelência seja atestada e declarada pelo órgão responsável pela coordenação da política nacional de educação, não precisarão ser analisados individualmente por uma comissão, como acontece atualmente.
De acordo com texto do relator na CE, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), os processos de revalidação ou reconhecimento de diplomas de graduação deverão ser feitos por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área, ou equivalente, observando os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação e parâmetros de qualidade e prazos definidos em colaboração com o órgão responsável pela avaliaçã…

Seduc faz processo seletivo interno para Articulador de Projetos na Escola

Imagem
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está com processo seletivo interno aberto para servidores efetivos, Especialistas em Educação e/ou Professores Readaptados, que queiram atuar na articulação e no monitoramento dos projetos e programas desenvolvidos nas escolas públicas da rede estadual. Iniciativa do Pacto pela Educação do Pará, o processo seletivo se dá por avaliação curricular, com caráter eliminatório e classificatório. As inscriçõesestão abertas no Portal da Seduc.
Poderão concorrer, prioritariamente, os Especialistas em Educação e Professores Readaptados, respectivamente. Os candidatos deverão comprovar as competências para ocupação do cargo, de acordo com os requisitos exigidos no edital. Os Articuladores de Projetos na Escola selecionados serão lotados com jornada de até 40 horas semanais (200h/mês) nas Unidades Regionais de Educação (UREs), Unidades Seduc na Escola (USEs) ou Escola Sede. Os selecionados realizarão o acompanhamento presencial contemplando todos os turno…

13º Servifest/Etapa Santarém: ordem de apresentação musical

Foi realizada na quarta-feira (04/06), na Sala Cultural do Theatro Victória uma reunião entre coordenadores e participantes do 13º Festival do Servidor Público/Etapa Santarém. Entre os assuntos discutidos, foi definida a ordem de apresentação, procedimento feito por meio de sorteio.
A coordenadora do 13º Servifest, Andrea Cavaléro explicou aos participantes que “os ensaios serão nos dias 13 e 16/06, na Casa da Cultura, a partir das 10h. Cada concorrente terá 30 min de ensaio”. Os selecionados presentes na reunião receberam certificado de participação desta seletiva musical e um kit. O Festival será realizado no dia 18/06, na Praça do Mirante.
ORDEM DE APRESENTAÇÃO
1º - VAMOS VIVER NOSSA HISTÓRIA - Moisés Mota -SEMED/Santarém
2º - PROFECIA MODERNA - Anthymio Wanzeller Figueira Filho -SEMINFRA/Santarém
3º - TERREIRO DE ALUCINA - Wander Barbosa de Andrade - Seduc/Santarém
4º - O LUGAR DO MEU CORAÇÃO - Jefferson Silva Santos-SEMINFRA/Santarém
5º- NO BAQUE TOQUE TAMBOR - Eduardo Henrique …

Atraso escolar no Brasil diminui desde 2006

O Governo Federal divulgou na última segunda-feira, 2,  os dados do Censo escolar 2013. nele, a informação de que o atraso escolar no Brasil [taxa de distorção idade-série] diminui desde 2006: passou de 45% para 29,5%. Nas escolas públicas o índice passou de 50 para 32,7%.
Os dados de 2013 mostram que as maiores taxas de distorção idade-série no ensino médio público ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, em escolas de áreas rurais. Consideradas escolas em zonas urbana e rural, Pará (57,3%), Sergipe (50,7%) e Piauí (49,2%) tem as maiores taxas. As menores são registradas em São Paulo (17,1%), Santa Catarina (18,4%) e Paraná (24,3%).
Nas escolas rurais, Amazonas (69,8%), Pará (60,3%) e Piauí (57,7%) apresentam as maiores porcentagens de alunos em atraso escolar.
Com Informações da Agência Brasil

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil já estão abertas

Da Agência CNM
As inscrições para a 8.ª edição do Prêmio Professores do Brasil estão abertas até o dia 15 de setembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais que informem aos professores interessados para se inscreverem, via internet. O objetivo do prêmio é reconhecer as boas práticas educacionais dos professores da rede pública e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Os professores poderão inscrever projetos em oito categorias: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Em cada categoria serão escolhidas cinco experiências, totalizando 40. Os vencedores receberão R$ 5 mil, além de passagens e hospedagem pagas no local da premiação. A …