Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 5, 2016

VI Encontro da Cabanagem começa dia 8

Imagem
A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa divulga a programação completa do VI Encontro da Cabanagem 2016, a ser realizado nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2016, em Cuipiranga. O objetivo do evento é valorizar e celebrar a memória dos cabanos no lugar onde tiveram o seu mais resistente acampamento do Baixo Amazonas, e onde até hoje os moradores e descendentes lutam pelos seus direitos. Abaixo a programação completa:

Dia 8 de janeiro de 2016 (sexta-feira)
18h – Recepção e levantamento de mastro.

Dia 9 de janeiro de 2016 (sábado)
7h – Recepção e café da manhã aos acadêmicos da Ufopa.
9h – Palestra de abertura do Evento.
12h – Almoço
14h – Visita aos Comunitários
16h – Jogo dos Cabanos
19h – Exibição de Filme

Dia 10 de janeiro de 2016 (domingo)
8h – Celebração Ecumênica. Local: Cemitério.
10h – Derrubada dos mastros e dança dos pretos velhos
12h – Almoço Coletivo/ Encerramento.

A viagem para Cuipiranga será no B/M Felipe Neto, com saída dia 8 (sexta-feira), às 23 horas e retorno dia 10 (d…

UFPA terá doutorado em Artes da Amazônia

Imagem
A Universidade Federal do Pará (UFPA) passará a ofertar a partir deste ano o primeiro curso de doutorado em Artes da região amazônica. A abertura do curso foi aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em dezembro.

O primeiro edital de seleção deverá ser lançado no primeiro semestre.

O curso funcionará com três linhas de pesquisa. São elas 'História, Crítica e Educação em Artes', 'Poéticas e Processos de Atuação em Artes' e 'Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes'. (ORM)

Regras do acordo ortográfico agora são obrigatórias

Imagem
As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começaram a valer com a virada de ano. Mudanças como o fim do trema e alterações nas normas para uso de hífen e acentos diferenciais são oficiais desde o dia 1.º de janeiro. Assinado em 1990 com outros países que possuem como língua oficial o Português para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.

A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1.° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1.° de janeiro de 2016.

O Brasil é o terceiro dos oito países que tornou as mudanças obrigatórias, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.
Informações do Portal Brasil

Diretoria eleita da OAB-PA toma posse nesta terça-feira, 5

Imagem
Uma Sessão Extraordinária do Conselho Seccional da OAB/PA marcará a solenidade de posse de toda a diretoria eleita para o próximo triênio (2016/2018).

A cerimônia e será realizada nesta terça-feira, 5, às 17h, no Centro de Eventos Auditório Benedito Nunes (Hangarzinho), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Alberto Campos(foto), eleito presidente em novembro passado, terá Jader Kahwage David como vice-presidente; Eduardo Imbiriba de Castro (Secretário-Geral); Ivanilda Pontes (Secretária Geral Adjunta) e Robério D’Oliveira como Diretor Tesoureiro. O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, confirmou presença na cerimônia.